/ Notícias / Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação aprova artigos em congresso internacional
Os alunos do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (PGEEC/UCPel) Bianca Silveira, Júlio Oliveira, Vágner Guidotti e Cleiton Garcia aprovaram artigos científicos na Conferência Internacional em Eletrônica, Circuitos e Sistemas (ICECS - IEEE International Conference on Electronics, Circuits and Systems). A orientação é dos professores Eduardo Costa, Cláudio Diniz, Sérgio Almeida e Adenauer Yamin.

O evento ocorrerá no período de 06 a 09 de dezembro na cidade do Cairo, no Egito. Trata-se de um evento de excelência da Sociedade de Circuitos e Sistemas (CAS), onde são apresentados trabalhos científicos de pesquisadores de todas as partes do mundo. Os conteúdos abordam metodologias de projetos e resultados experimentais nas mais diversas áreas de eletrônica, circuitos e sistemas, tais como Sistemas VLSI, Processamento de Sinais e Imagens, Circuitos e Sistemas para Bioengenharia, Robótica, Mecatrônica, Eletrônica de Potência, entre outras.

De acordo com o professor Eduardo Costa, coordenador do mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, este resultado só foi possível graças ao empenho e dedicação do grupo de alunos, que entendeu a importância de realizar trabalhos qualificados. O reflexo é a publicação dos resultados em eventos científicos de grande abrangência mundial. Ainda de acordo com o professor Costa, além de qualificar ainda mais o mestrado, o resultado serve também para divulgar o nome da UCPel no cenário mundial da área tecnológica.

No total, foram aprovados seis artigos pelo grupo de pesquisa, que envolvem  trabalhos dos alunos de mestrado da UCPel, bem como trabalhos envolvendo parcerias com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-SUL) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Veja, abaixo, a lista de trabalhos aprovados no evento, com os respectivos autores:

- Bianca Silveira (mestranda UCPel), Cláudio Diniz (prof. UCPel), Mateus Beck Fonseca (Prof. UFPel/doutorando UCPel), Eduardo Costa (prof. UCPel). SATD Hardware Architecture Based on 8x8 Hadamard Transform for HEVC Encoder.

- Júlio Oliveira (mestrando UCPel), Leonardo Bandeira (doutorando UFRGS), Eduardo Costa, Sergio Bampi (prof. UFRGS). Energy-Efficient Gaussian Filter for Image Processing Using Approximate Adder Circuits.

- Vágner Guidotti (mestrando UCPel), Eduardo Costa, Sergio Almeida (prof. UCPel), Mateus Beck Fonseca. Floating-Point Adaptive Filter Architectures for the Cancelling of Harmonics Power Line Interferences.

- Rodrigo Souza (doutorando UFRGS), João Lopes (prof. UFRGS), Claudio Geyer (prof. UFRGS), Cleiton Garcia (mestrando UCPel), Patrícia Davet (mestranda UFPel), Adenauer Yamin (prof. UCPel). Context Awareness in UbiComp: an IoT Oriented Distributed Architecture.

- Anderson Martins (prof. IF-SUL), Mateus Beck Fonseca, Eduardo Costa. Optimal Combination of Dedicated Multiplication Blocks and Adder Trees Schemes for Optimized  Radix-2m Array Multipliers Realization.

- Guilherme Paim (mestrando UFPel), Mateus Beck Fonseca, Eduardo Costa, Sergio Almeida. Power Efficient 2-D Rounded Cosine Transform with Adder Compressors for Image Compression.