/ Notícias / Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação abre inscrições
Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação abre inscrições

O Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (MEEC/UCPel) abre inscrições para um novo processo seletivo. São oferecidas oito vagas voltadas para engenheiros de computação; engenheiros eletricistas, com formação em elétrica e eletrônica; bacharéis de Ciência da Computação e profissionais de áreas afins. O prazo se estende até o dia 6 de julho e o edital completo pode ser conferido aqui.

Criado em 2014, o programa de pós-graduação possui corpo docente formado por 10 professores, sendo oito permanentes e dois colaboradores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui duas linhas de pesquisa: “Sistemas Computacionais Embarcados e Distribuídos” e “Sistemas Eletrônicos Integrados”. As aulas são presenciais e ocorrem nas quintas e sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

O PPG da UCPel alia teoria e prática através de quatro disciplinas obrigatórias, relacionadas às linhas de pesquisa, e disciplinas optativas, nas quais os mestrandos possuem oportunidade de direcionar o aprendizado para o tema de suas dissertações. A grade curricular, segundo o coordenador do MEEC, professor Eduardo Antônio Cesar da Costa, agrega boa carga de trabalhos práticos.

Referência na região

Um dos diferenciais do curso é a sua associação com o Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica da UFRGS, que permite troca de conhecimentos entre as pesquisas. “Até o momento, são várias publicações científicas envolvendo mestrandos da UCPel e mestrandos e doutorandos da UFRGS”, comenta Costa.

O MEEC é o primeiro curso de mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação do Sul do Estado, possuindo forte vínculo com as atividades educativas e industriais desenvolvidas na região. Também está inserido no plano de estímulo à consolidação da área tecnológica, inclusive em parceria com o Pelotas Parque Tecnológico.

“Como um dos principais objetivos do mestrado é a formação de recursos humanos capazes de promover o aprimoramento científico e tecnológico, logo, a oportunidade oferecida pela UCPel, contribui para o aperfeiçoamento dos profissionais do Parque em prol das necessidades das empresas e da sociedade da região”, avalia Costa.

Cronograma

Quer saber mais sobre o MEEC? Acesse a página do curso em https://pos.ucpel.edu.br/ppgeec. A seleção 2020/2 inclui quatro etapas de avaliação. São elas: análise do Formulário de Proposta e Plano de Atividades, análise da carta de recomendação, análise do Curriculum Lattes e, por fim, entrevista. A divulgação do resultado está prevista para o dia 22 julho e as aulas devem iniciar em 6 de agosto.

Redação: Max Cirne