/ Notícias / MEEC/UCPel integra LASCAS com cinco trabalhos acadêmicos
MEEC/UCPel integra LASCAS com cinco trabalhos acadêmicos

Cinco trabalhos desenvolvidos por acadêmicos do curso de Engenharia de Computação e do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram selecionados para o 11th Latin American Symposium on Circuits and Systems (LASCAS 2020), que iniciou no último dia 25 e segue até esta sexta-feira (28) em San José, capital da Costa Rica. Os estudantes apresentam os artigos no Holiday Inn Hotel, sede do evento.

Para o professor do MEEC, Cláudio Diniz, que orientou o pesquisador Matheus Stigger em um dos artigos selecionados, a aceitação no LASCAS 2020 comprova a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na UCPel. “A CAPES considera os artigos aceitos nestas conferências como um atestado de qualidade das dissertações de mestrado”, comenta Diniz, que esteve presente nas edições de 2017 e 2018.

O simpósio de abrangência latino-americana aborda novidades técnicas e visões gerais sobre tópicos de circuitos e sistemas, tendo San José como uma cidade reconhecida pela operação de mais de 200 empresas de tecnologia em áreas como eletrônica, software e aplicativos biomédicos.

Análise de codificadores

O egresso do MEEC, Matheus Stigger, junto do acadêmico do nono semestre do curso de Engenharia de Computação, Victor Lima; e sob orientação do professor do IFRS, Leonardo Soares; do professor da UCPel, Cláudio Diniz, e do professor da UFRGS, Sergio Bampi, classificou o trabalho “Approximate SATD Hardware Accelerator Using the 8x8 Hadamard Transform”.

Segundo Diniz, o artigo refere-se a uma arquitetura de hardware para o cálculo da Soma das Diferenças Transformadas Absolutas, uma função muito comum em codificadores de vídeo. “A arquitetura usa técnicas de computação aproximada para reduzir a energia consumida de codificadores de vídeo”, explica. Matheus é um dos estudantes que viajou até a Costa Rica para apresentar sua pesquisa.

Projetos da UCPel

Outras pesquisas de destaque também foram selecionadas para o LASCAS 2020, como o trabalho intitulado “Na Efficient N-bit 8-2 Adder Compressor with a Constant Internal Carry Propagation Delay”, desenvolvida pelos estudantes Thomas Fontanari, Guilherme Paim, Leandro Rocha e a mestranda do MEEC, Patrícia Ücker, junto do professor da UCPel, Eduardo Costa, e o professor da UFRGS, Sergio Bampi.

Os mestrandos do MEEC, Henrique Seidel e Morgana da Rosa, acompanhados de Guilherme Paim e dos professores da UCPel, Eduardo da Costa e Sergio Almeida, além de Sergio Bampi, inscreveram o trabalho “Energy-Efficient Haar Transform Architectures Using Efficient Addition Schemes”.

Já os mestrandos do MEEC, Patrícia Ücker e Miguel Weirich, o doutorando da UFRGS, Guilherme Paim, o professor da UCPel, Eduardo Costa, e o professor da UFRGS, Sergio Bampi, integram o evento com o artigo “Optimizing Iterative-based Dividers for na Efficient Natural Logarithm Operator Design”.

O quinto e último artigo relacionado à UCPel é “Rate-Distortion and Complexity Comparison of HEVC and VVC Video Encoders”, do acadêmico do quinto semestre em Engenharia de Computação, Ícaro Siqueira; do professor da UFPel, Guilherme Corrêa, e do professor da UFSC, Mateus Grellert.

Redação: Max Cirne