/ Notícias / Live do Quartas da Extensão recebe projeto Pela Cultura dos Direitos
Live do Quartas da Extensão recebe projeto Pela Cultura dos Direitos
Live do Quartas da Extensão recebe projeto Pela Cultura dos Direitos

O projeto de extensão Pela Cultura dos Direitos: Debatendo Cidadania, Políticas Sociais e Direitos Humanos com Pessoas em Situação de Rua participa, no dia 19 deste mês, de live do Quartas da Extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A transmissão ocorre às 18h no canal da UCPel no Youtube.

Iniciado no primeiro semestre deste ano, o projeto de extensão surgiu a partir do Grupo de Antropologia e Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (GANDH/PGGPSDH), que durante alguns meses de 2019 realizou entrevistas com usuários do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro-Pop), localizado em Pelotas.

“Com essa aproximação, sentimos a necessidade de contribuir para além da pesquisa, para além da busca de dados e compreensão desses fenômenos. Elaboramos, a partir da extensão, um projeto que pudesse contribuir com o debate e a promoção dos direitos dessa população”, explica o coordenador do projeto e professor do PPGPSDH, Tiago Lemões.

A proposta inicial pretendia levar conhecimento para dentro do Centro-Pop, promovendo discussões a fim de que os usuários compreendessem seus direitos. “Porém, no cenário da pandemia, não tivemos outra opção senão reformular o projeto. Inviabilizados de sentar e conversar com as pessoas, pensamos em alcançar os agentes que estão na linha de frente, lidando com essa população diariamente”, conta o professor.

Assim, o projeto elaborou um curso voltado aos agentes de assistência social, da saúde e da segurança pública. O conteúdo abordou diversos temas, entre eles questões de raça, classe e gênero. “Oferecemos outras perspectivas que não aquelas clássicas que tendem a criminalizar e culpabilizar as pessoas em situação de rua”, fala Lemões.

 

Encontro

A live do Quartas da Extensão pretende compartilhar a experiência obtida junto à realização do curso. “Tivemos uma procura enorme a nível nacional. Cerca de 400 pessoas inscritas para 50 vagas na modalidade EAD”, entrega. Participam da reunião virtual, o coordenador do projeto e os bolsistas dos cursos de Psicologia, Serviço Social, Direito e Filosofia

Para fechar a live, a advogada e mestranda em Direito pela UNIJUÍ, Estela de Andrade, que foi aluna do curso de extensão, oferecerá seu depoimento. Ela deve abordar sua vivência enquanto pesquisadora e o quanto os módulos do curso contribuíram para reformular algumas questões de estudo e, inclusive, o próprio olhar sobre a população em situação de rua.

 

Redação: Max Cirne

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?