/ Notícias / Live do Quartas da Extensão aborda a trajetória do Nesic
Live do Quartas da Extensão aborda a trajetória do Nesic
24.08.2020 | 11:01 | #edr #nesic
Live do Quartas da Extensão aborda a trajetória do Nesic

Com mais de 20 anos de trajetória, o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic) é um dos programas de extensão mais antigos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Tamanho êxito será abordado em live do Quartas da Extensão, prevista para quarta-feira (26), às 18h, através do canal da UCPel no YouTube.

O encontro traz o tema “Extensão, incubação e solidariedade: a Universidade comprometida com outras formas de produzir e viver”, que será desenvolvido sob supervisão do coordenador do Nesic, professor Renato Della Vechia. Bolsistas, docentes, membros das redes de economia solidária e ex-integrantes do programa devem participar da conversa on-line.

A pauta abordará empreendimentos solidários vinculados ao Nesic, o papel da extensão na formação acadêmica e as possíveis contribuições para vida profissional. Espera-se que os participantes compartilhem as experiências obtidas com o programa.

Transformações e amadurecimento

O Nesic foi criado em 1999 e, inicialmente, com o nome de Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INTECOOP), a partir de um grupo de professores da UCPel disposto a organizar um espaço de articulação e apoio a atividades ligadas ao mundo do trabalho.

Após a estruturação de linhas fundamentais, metas e ações a serem desenvolvidas, os primeiros resultados surgem entre os anos de 2004 e 2006, quando incubações são desenvolvidas pela INTECOOP, com articulação junto ao Governo do Estado. Em 2007, muda o nome para Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas.

A novidade carrega junto um amadurecimento do projeto, que passa a centrar suas forças nas organizações em rede, com maior impacto na região. Apoia, assim, a formação, estruturação e consolidação de empreendimentos produtivos ligados à economia solidária, mediante o intercâmbio entre o saber popular e o universitário.

Atualmente, o Nesic conta com seis bolsistas, cinco membros voluntários e três professores vinculados ao programa. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as atividades de 2020 estão sendo realizadas no formato remoto. As principais atividades estão vinculadas às redes Bem da Terra e Reciclar, além do desenvolvimento de ações de extensão e incubação em parceria com a Comunidade Terapêutica do Centro de Tratamento de Alcoolismo e Drogadição (CAEX-Pelotas).

Redação: Max Cirne