/ Notícias / Liga Acadêmica de Enfermagem promove assistência a adultos e idosos
Liga Acadêmica de Enfermagem promove assistência a adultos e idosos
07.11.2014 | 13:19 | #enfermagem
Liga Acadêmica de Enfermagem promove assistência a adultos e idosos
Alunos do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que compõem o Diretório Acadêmico (DA) Clair Zamo vêm prestando assistência a adultos e idosos por meio da Liga Acadêmica de Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso (LAECAI). O projeto de extensão contempla programas e ações com caráter de assistência, ensino, pesquisa e extensão, com a intenção de promover integração entre ensino, serviço e comunidade. A iniciativa conta com a orientação da professora Cristiane de Moraes.

De acordo com Cristiane, o projeto teve início em agosto deste ano, e, atualmente, tem a participação de seis alunos a partir do quinto semestre de Enfermagem. “É uma oportunidade de eles estarem envolvidos em atividades fora do ambiente acadêmico, prestando serviços de assistência, além de estarem ligados com o campo da pesquisa”, comentou.

Atualmente, os acadêmicos auxiliam grupos de pacientes do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel). Um dos grupos é o direcionado a pacientes com sepse, doença entendida como uma inflamação do organismo contra uma determinada infecção que pode estar localizada em qualquer órgão do corpo. Em conjunto com os enfermeiros, os alunos ajudam a identificar e avaliar alterações na pele dos pacientes que compõem o grupo.

A acadêmica Rayssa Martins, presidente da Liga, disse que a ideia de criar o projeto surgiu do fato de o curso não possuir ainda um trabalho como este. “Está sendo muito bacana, pois temos um contato maior com o paciente, o que nem sempre é possível em outros tipos de projetos ou estágios”, mencionou. A intenção é captar mais alunos com um novo edital que será lançado em 2015, ampliando, assim, o atendimento ao ambulatório e às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o posterior acompanhamento dos pacientes.

Para março do ano que vem, a proposta é de que seja realizada a primeira jornada da Liga Acadêmica de Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso. O evento científico será destinado à apresentação de trabalhos na área e palestras sobre envelhecimento, saúde do idoso, do homem e da mulher, prevenção de lesões epiteliais e de doenças crônico-degenerativas, além de uma oficina com convidados de outras instituições de ensino.

Vestibular
O curso de Enfermagem está entre as 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2015, que ocorre dia 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de R$ 80,00 até 21 de novembro. Informações e inscrições pelo site do Processo Seletivo.