/ Notícias / Levantamento técnico analisa estrutura do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera
Levantamento técnico analisa estrutura do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera
18.02.2020 | 17:46 | #engenharia-civil
Levantamento técnico analisa estrutura do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera

Os egressos do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Artur Fehlberg e Jodriel Schivert, escolheram o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ) como objeto de análise do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O estudo sobre a análise do prédio apontou patologias e alternativas para a realização de melhorias.     

O trabalho teve enfoque na estrutura da edificação, identificando suas principais deficiências, as possíveis causas e como a restauração pode impedir que novas imperfeições apareçam. A tarefa, orientada pelos professores Marco Antonio Moreira e Ricardo Terra, foi realizada de acordo com as vertentes do método de pesquisa estudo de caso, em que é necessária a identificação do problema.

Segundo Jodriel, a escolha pelo tema foi feita após conversas com o colega de pesquisa e seus orientadores. “Não tínhamos ideia do que fazer no TCC, e nossos orientadores nos mostraram que poderíamos trabalhar com algo que necessita de reparos”, conta.

Para coletar o material de análise, a dupla realizou visitas guiadas a cada dois meses nos prédios 3 e 4 da Instituição. Como resultado final, os egressos detectaram que 91% das patologias do IMDAZ foram ocasionadas por situações como umidade vinda do solo, infiltrações, tubulações de água e esgoto, vazamentos, entre outras.     

Artur conta que o principal objetivo do trabalho foi o de alertar e conscientizar o público que utiliza os espaços do Instituto de Menores a respeito melhorias que precisam ser feitas no ambiente. “A partir deste estudo a gente pôde alertar funcionários e gestores do que precisa ser feito”, ressalta.

 

Redação: Kerolin Lulhier

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?