/ Notícias / Léo Pessini analisa os dilemas da bioética em palestra na UCPel
Léo Pessini analisa os dilemas da bioética em palestra na UCPel
Léo Pessini analisa os dilemas da bioética em palestra na UCPel
O professor Léo Pessini, uma das maiores autoridades em bioética do país, palestrou na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para acadêmicos dos cursos que integram o Centro de Ciências da Saúde (CCV). Algumas das incertezas da área, causadas pelo atual abalo do dogmatismo científico e religioso associados a era do pós-humanismo, obriga a sociedade a repensar o conceito de ser humano e ética, afirmou o convidado.  

Pessini conceituou o que é ética, definindo-a como uma forma de análise, interpretação e organização do comportamento humano. De acordo com o palestrante, a chave para se interpretar qualquer discurso sobre bioética recai sobre o conceito de dignidade humana. 

As origens da bioética foram citadas pelo palestrante. Anteriormente, mencionou, quem tinha poder era a natureza ou o acaso. Nos dias de hoje, em que o homem tem muito poder de intervenção nasce a necessidade do desenvolvimento da responsabilidade. “O drama é a definição dos critérios que levam à decisão”, comentou. 

Ainda conforme o palestrante, que trabalha com bioética há 37 anos, antigamente não se falava de espiritualidade dentro da medicina. “Primeiro a bioética tentou se livrar da religião e hoje corre atrás delas”, frisou mencionando o grande número de artigos produzidos associando os dois temas. 

A palestra ocorreu no dia 22 de agosto, e foi promovida pelo Instituto Superior de Formação Humanística da UCPel para acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia. 
 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?