/ Notícias / Laboratório de Simulação Realística recebe cinco novos manequins interativos
Laboratório de Simulação Realística recebe cinco novos manequins interativos
28.08.2020 | 16:47 | #medicina #enfermagem
Laboratório de Simulação Realística recebe cinco novos manequins interativos

Cinco novos manequins passam a integrar a coleção do Laboratório de Simulação Realística (Simlab) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os equipamentos importados chegaram no mês de junho, foram montados e já se encontram disponíveis para treinamento junto aos acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem.

A simulação é um método que alia teoria e prática através de um ambiente seguro para o processo de ensino-aprendizagem. “Permite com que cada estudante desenvolva as suas habilidades cognitivas, motoras e comportamentais, que são necessárias ao desenvolvimento do raciocínio clínico, trabalho em equipe e liderança, o que garante uma prática adequada e consequentemente a segurança do paciente”, comenta a coordenadora do Simlab, professora Ana Cristina Moraes.

Interação simulada

As novas ferramentas incluem uma pelve obstétrica utilizada para simulação de parto em seus diferentes níveis de evolução. Acompanha um bebê para conferir maior realismo à cena. “Já tínhamos uma manequim de parto, de corpo inteiro. Porém, o novo equipamento apresenta outros recursos que potencializam o treinamento”, explica a docente.

Destaca-se também a obtenção de um bebê informatizado, que conectado ao computador, simula as alterações necessárias para tratamento na sala de atendimento neonatal. Permite ressuscitação, sondagem, acesso venoso e acesso da via aérea. Com a aquisição, o Simlab passa a contar com cinco bebês para atendimento pediátrico.

O conjunto de equipamentos interativos oferece ainda um manequim de punção lombar, voltado para treinamento de aspiração de liquor e anestesia peridural e raquianestesia, e uma Nursing Anne, não informatizada, direcionada para habilidades de Enfermagem, como acesso venoso, sondagens, aspiração, cuidados de feridas e via aérea.

Redação: Max Cirne