/ Notícias / José Luiz Fiorin encerra 7º SENALE com conferência
José Luiz Fiorin encerra 7º SENALE com conferência
José Luiz Fiorin encerra 7º SENALE com conferência
Uma palestra bastante divertida que arrancou risos da plateia nesta tarde de sexta-feira (05). Assim foi a atividade Desafios atuais de ensino de língua portuguesa, conferência de encerramento do 7º Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (SENALE) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ministrada pelo Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) José Luiz Fiorin.

Considerado um dos maiores especialistas brasileiros em Pragmática, Semiótica e Análise do Discurso, Fiorin disse não ter muita intimidade com a Linguística Aplicada, mas confessou ser um leitor infatigável de livros didáticos. Daí sua autoridade para apontar deficiências nas atuais publicações voltadas para os ensinos fundamental e médio. As novas tecnologias e sua contribuição para o aumento no acesso à informação também foram citadas. “Atingimos um patamar de informação que nunca havíamos atingido. A escola não é a mais a dispensadora de informações, mas é formalizadora. Seu papel é organizar as informações”, disse o professor.

Em sua fala, o conferencista destacou a importância e a necessidade de ampliar conceitos ao se tratar da linguagem humana. “A linguagem nos dá a possibilidade de criar novas realidades, permite que construamos o sonho, a utopia”, disse. “As palavras não foram castigadas com a ordem natural das coisas. As palavras continuam com seus ‘deslimites’”.

Quando a palestra acabou, a plateia aplaudiu Fiorin de pé, que agradeceu a recepção, com os olhos marejados.

7º SENALE
A sétima edição do SENALE, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UCPel), contou com pesquisadores, professores, graduandos e pós-graduandos de todo o país. A presença de renomados linguistas reconhecidos nacional e internacionalmente deu o tom na condução de palestras, mesas redondas e minicursos, ocorridos desde a quarta-feira (03). Mais de 700 pessoas participaram dessa edição, que teve como tema o mote Ensino e Linguagem: Novos desafios.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?