/ Notícias / Jornada de Produção Fonográfica terá minicurso de mixagem nesta sexta-feira (05)
Nesta sexta-feira, dia 5 de abril, a 1ª Jornada Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) contará com mais uma atividade. O egresso da primeira turma do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da UCPel, Lauro Maia, irá ministrar um Minicurso de Mixagem, um importante processo que ocorre após a gravação dos instrumentos numa sessão de estúdio.

Durante a mixagem, os instrumentos que foram gravados em tracks individuais são equilibrados e tratados para que soem harmonicamente, sem competição entre os diferentes sons. Esses tratamentos podem se dar através da manipulação de volume, disposição no panorama estéreo (PAN), efeitos, plug-ins, equalizações e compressões. O produtor fonográfico Lauro Maia irá mixar uma sessão no programa Pro Tools, programa padrão internacional e adotado no curso de Produção Fonográfica da UCPel.

O presidente do Diretório Acadêmico do curso de Produção Fonográfica, Fábio Galindo, explica a importância da participação de Lauro Maia. “Convidá-lo para apresentar este material foi valorizar o trabalho que os egressos vêm fazendo. Eles se formam no curso, vão para o mercado de trabalho e retornam à Universidade para demonstrar os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos. Além disso, o Lauro vem se tornando uma referência de trabalhos em estúdio, e já gravou, mixou e masterizou vários trabalhos no seu estúdio”.

A atividade é a terceira da Jornada, e está diretamente ligada com a atividade do dia 19 de abril, em que o engenheiro de áudio e professor do curso de Produção Fonográfica, Marcos Abreu, ministrará um Minicurso de Masterização, dando sequência ao trabalho mixado por Maia, realizando o acabamento na masterização.

O Minicurso de Mixagem da 1ª Jornada de Produção Fonográfica é convidativo a pessoas com conhecimento em mixagem e para demais interessados em saber mais sobre o processo. A atividade será realizada às 14h no Espaço Multiuso do Campus II da Universidade (Rua Almirante Barroso, 1.202).