/ Notícias / Inscrições para XX Congresso da Medicina estão abertas
Inscrições para XX Congresso da Medicina estão abertas
29.07.2019 | 11:20 | #medicina
Inscrições para XX Congresso da Medicina estão abertas

A XX edição do Congresso da Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ocorre de 27 a 30 de agosto.  Neste ano, além de incentivar o conhecimento técnico e científico, o tradicional evento tem como debate central o tema “O que te inspira?”, buscando despertar a sensibilidade nos estudantes e profissionais. As atividades ocorrem no Auditório Dom Antônio Zattera.

Cada noite do congresso contará com três palestras ministradas por professores e profissionais atuantes em Pelotas e Porto Alegre. Os acadêmicos poderão participar também de minicursos e apresentação de trabalhos. “O objetivo do congresso é mostrar um pouco da rotina dos profissionais e resgatar os sentimentos que levaram os acadêmicos a escolherem essa área”, enfatiza a professora orientadora da comissão organizadora, Larissa Ribas.

A palestra de abertura do Congresso estará sob responsabilidade do médico Rodrigo Garcia Barreto Luz. O convidado irá contar um pouco da sua inspiração e do trabalho que desenvolve ligado à medicina humanizada. Rodrigo irá abordar ainda a temporada em que esteve na África participando do projeto Fraternidade Sem Fronteiras.

Dentre as palestras mais aguardadas, está a participação do médico cirurgião Antônio Nocchi Kalil, no dia 30 de agosto. Kalil foi responsável pelo primeiro transplante realizado com sucesso em intervivos para crianças no estado. Além disso, o médico realizou também o primeiro transplante com doador menor de 20 dias.

A diretora da comissão científica de palestras do congresso, acadêmica Camila Hood, explica que cada dia do evento contará com uma temática específica. No dia 27, por exemplo, o foco dos debates será a adrenalina. Já no dia 28, a emoção será o tema central. Nos dias 29 e 30, a coragem e a ciência, respectivamente, serão os assuntos abordados.

Para a acadêmica presidente da comissão organizadora, Samantha Seibt, a grande novidade desta edição é que os 40 melhores trabalhos apresentados durante o evento serão publicados na revista da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), além da publicação nos anais, que já vinha sendo feita em anos anteriores.

Inscrições

Acadêmicos e profissionais da área da saúde interessados em se inscrever podem entrar em contato com a Comissão Organizadora do evento na página do Facebook ou pelo e-mail xxcongressoucpel.trabalhos@gmail.com. A programação completa das palestras estará disponível em breve na página no Facebook e no Instagram. As inscrições custam a partir de R$85 para acadêmicos, R$100 para residentes e R$120,00 para profissionais.

Quem optar por participar dos minicursos terá o investimento de R$ 25,00 para se matricular em uma atividade e R$ 45,00 em duas. Já as apresentações de trabalho têm o valor de R$ 30,00 para uma inscrição, R$ 50,00 para duas e R$60 para três trabalhos inscritos.

Redação: Karina Kruschardt