/ Notícias / Imunologia clínica é tema de Liga Acadêmica na Medicina da UCPel
Imunologia clínica é tema de Liga Acadêmica na Medicina da UCPel
16.01.2020 | 11:49 | #medicina
Imunologia clínica é tema de Liga Acadêmica na Medicina da UCPel

O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conta com nova Liga Acadêmica. Estruturada por acadêmicos e orientada pela docente Maria Noel, a Liga Acadêmica em Imunologia Clínica (LAIC) tem as atividades voltadas para o tripé acadêmico – ensino, pesquisa e extensão – e aborda as inserções da imunologia nas diferentes especialidades médicas.

Idealizado em 2016, o projeto começou efetivamente apenas em 2018. Conforme explica a presidente da liga, acadêmica Nathália Zibett, o fato do grupo trabalhar mais a produção científica fez com que a procura fosse baixa, o que atrasou a execução das ações. Outro contratempo foi a demora para estabelecer os acadêmicos interessados em ocupar os cargos burocráticos, como presidente, secretário e outros.

Apesar das dificuldades iniciais, hoje o grupo conta com 14 membros e já planeja ampliar os estudos e pesquisas na área de imunologia. Segundo a acadêmica, uma das premissas da liga é promover discussões de qualidade e, para isso, trabalha com número limitado de participantes. Essa restrição, de acordo com ela, é necessária para que todos consigam participar e esclarecer as dúvidas. “Quando a liga fica muito grande nem todos os membros conseguem discutir seus questionamentos e o grupo fica algo muito expositivo. E isso é justamente o que não queremos”, comenta.

Embora a LAIC seja mais direcionada a parte teórica, em 2018 realizou no saguão da UCPel uma campanha para cadastrar novos doadores de medula óssea. Para o futuro, a liga tem a intenção de levar essa ação para fora da instituição. Além do cadastro de novos doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula óssea (REDOME), os estudantes irão esclarecer as dúvidas que a população tem sobre o tema.

A necessidade de atuar externamente foi percebida na primeira atividade. Conforme conta a estudante, mesmo sendo realizada em um ambiente de educação superior, a ação mostrou que ainda existe muita desinformação sobre a doação de medula óssea. “Mais da metade dos entrevistados não sabiam o objetivo e como seria feita a doação caso fossem chamados. Então se as pessoas têm essas dúvidas no meio acadêmico, o que encontraremos lá fora?”, questiona Nathália.

Para 2020, o grupo já tem alguns planos definidos. Um deles é a elaboração de um livro abordando a imunologia nos diferentes campos da Medicina. “Vai ser uma visão mais imunológica da fisiopatologia, mais voltado a como acontece e não tanto para o tratamento”, complementa. A intenção é produzir o material em formato digital (e-book), facilitando o acesso de todos os estudantes. Os textos serão produzidos pelos membros da liga e revisados pelos professores das diversas áreas do curso.

Interessados em participar da nova liga do curso de Medicina devem ficar atentos. O processo seletivo para novos membros está previsto para o mês de abril, assim como ocorreu no último ano. De acordo com o regulamento da LAIC, para receber o certificado de participação é preciso que os integrantes tenham atuação de, no mínimo, um ano na liga.

Redação: Lia Xavier