/ Notícias / III Semana Tecnológica das Engenharias terá programação intensa a partir do dia 17
III Semana Tecnológica das Engenharias terá programação intensa a partir do dia 17
III Semana Tecnológica das Engenharias terá programação intensa a partir do dia 17
Com uma programação diversificada e voltada para o intercâmbio de ideias e experiências entre profissionais, estudantes de cursos de graduação e alunos do Ensino Médio, inicia no dia 17 de outubro a III Semana Tecnológica das Engenharias da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Mostra de trabalhos produzidos por acadêmicos, palestras, minicursos e visitas técnicas compõem as atividades previstas para ocorrem até o dia 22 de outubro no Campus II da UCPel.

Em relação às edições anteriores, o diferencial do evento neste ano será a realização da primeira Mostra de Trabalhos realizados por acadêmicos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação. Alunos de diversas escolas de Ensino Médio foram convidados para visitar essa exposição que é gratuita.

Conforme explica o coordenador dos três cursos de graduação, professor Leandro Zafalon Pieper, a ideia de proporcionar o acesso gratuito para alunos do Médio tem a intenção de incentivar o contato com as áreas das engenharias. A troca de experiências entre acadêmicos da UCPel com profissionais que atuam em empresas de alta tecnologia no estado também irão ocorrer. 

Minicursos sobre AutoCAD (para projetos elétricos), LateX (editor de texto científico) e o Arduíno (plataforma de desenvolvimento de protótipos) são oferecidos. Palestras sobre novas tecnologias e um painel que abordará a interligação das áreas da saúde e engenharia serão alguns dos destaques da programação.

Lançamento da atividade

No dia 05, a pró-reitora acadêmica, Patrícia Haertel Giusti, a diretora do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas, Ana Cláudia Vinholes Siqueira Lucas, professores dos três cursos de graduação e do mestrado, acadêmicos e estudantes participaram do lançamento da Semana Tecnológica na Livraria Vanguarda Técnicos. Na ocasião, a pró-reitora acadêmica comentou sobre a importância da realização de eventos que aproximem acadêmicos e comunidade.  “A Universidade quer e deseja apostar ainda mais na área tecnológica. Os alunos que apostaram na UCPel terão a oportunidade da junção sala de aula com atividades externas que fazem a diferença para nossos egressos”, disse.     

Inscrições abertas

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site do evento até o dia 17 de outubro. O pagamento da inscrição deverá ser efetuado na Livraria Vanguarda Técnicos (saguão do Campus I). Acadêmicos e funcionários da UCPel pagam R$ 25, assim como estudantes de outras instituições e visitantes. Professores e profissionais pagam R$ 50. Cada minicurso terá o custo de R. 

Confira a programação completa abaixo:

17/10
16h - Mostra

19h15min - Palestra - Sistemas Embarcados Rafael Gebert (TEWAC Tecnologia)

20h30min - Coffee Break

20h45min - Palestra Zero to Hero – Como montar uma Startup Eduardo Antunes

18/10
16h - Mostra

19h15min - Projeto de Software para Nuvem - Sidnei da Fonseca Pereira Jr.

20h30min - Coffee Break

20h45min - Palestra Energia Solar: Desafios e Possibilidades - Alex Chagas (Inove Energias Renováveis)

19/10
Mostra de Trabalhos

Visitas Técnicas

20/10
16h - Mostra

19h15min - Palestra - Eficiência Energética na Indústria Eberson Barros (Barros Eletro Motores)

20h30min - Coffee Break

20h45min - Palestra - Projeto e Desenvolvimento do Microcontrolador ZR16 – Um Caso de Sucesso Prof. João Baptista Martins (UFSM)

21/10
16h - Mostra

19h15min - Palestra - Chip Codificador/Codificador de Séries Temporais em Redes AC – Algoritmos em Silício - Prof. Sergio Bampi (UFRGS)

20h30min - Coffee Break

20h45min - Painel: A interação entre Engenharia e Saúde

22/10
09h – Minicurso Autocad LateX 

10h45min – Minicurso – Autocad- LateX

14h – Minicurso - Conheça o Arduíno - LateX
 



Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?