/ Notícias / HUSFP realiza o sexto transplante renal
HUSFP realiza o sexto transplante renal
13.11.2014 | 15:08 | #medicina #enfermagem
HUSFP realiza o sexto transplante renal
Mais um transplante entra para a lista de procedimentos do gênero efetuados no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A instituição de saúde realizou, das 22h da quarta-feira (12), até as 2h da quinta, seu sexto transplante, o segundo de doador falecido. O receptor é um rapaz de 31 anos que fazia diálise há quatro.

Conforme a nefrologista Maristela Böhlke, o procedimento foi bem-sucedido e o homem passa bem, já urina e saiu da diálise.

Conforme a médica, mais do que ser uma conquista de toda a equipe, o sucesso do transplante se deve a uma família enlutada que teve uma atitude altruísta. O órgão veio de Porto Alegre. "Nossa função é reabilitar pessoas. Isso poderia ocorrer mais vezes se houvessem mais doações", pontuou. Maristela mencionou, ainda, o caso de uma paciente com formação em nutrição que nunca havia exercido a profissão por conta da doença e hoje, após o transplante, realiza suas atividades normalmente.

Relembre
O primeiro transplante de órgãos realizado no HUSFP foi uma doação de rim entre vivos, que ocorreu em março de 2012. O procedimento durou quatro horas e meia e marcou a implantação do órgão em uma menina de 16 anos, que recebeu o rim da própria mãe. O procedimento foi considerado um sucesso. A equipe de cirurgiões, anestesistas, médicos nefrologistas e grupo de enfermagem foi preparada durante quase um ano para o momento.

Em abril deste ano, o Hospital realizou o primeiro transplante renal com doador falecido.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?