/ Notícias / HUSFP cede profissionais para atuarem no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais
18.05.2020 | 17:50 | #husfp #coronavirus

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está atuando na rede municipal de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) cedeu colaboradores de variadas áreas profissionais para a implantação do Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, que atualmente é referência para internação de pacientes com Covid-19 em Pelotas.

O local onde seria instalada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na avenida Bento Gonçalves acolhe atualmente crianças acometidas com sintomas respiratórios graves e casos suspeitos de coronavírus. O Centro dispõe de 32 leitos, sendo 15 pediátricos e 17 normais. Deste total, 11 destinados a pacientes que precisem de tratamento intensivo. Nos últimos dias, pelo menos quatro crianças foram internadas e aguardam resultado de exame laboratorial.

O diretor de assistência do HUSFP, Edevar Rodrigues Machado Junior, relata que, além dos profissionais técnicos, muitos médicos também contribuíram para a implantação dos leitos pediátricos. Além disso a instituição tem atuado na sustentação da rede municipal de saúde. “Acreditamos fortemente que a grande relevância da nossa participação nesta rede de enfretamento está na capacidade de suportar toda demanda das demais patologias. Continuamos atuando intensivamente para manter o compromisso social do HU e o seu envolvimento com a gestão pública na manutenção da saúde coletiva, como hospital assistencial”, conclui.

Redação: Mariana Santos