/ Notícias / Governador Eduardo Leite fala do momento vivido pelo estado em live da UCPel
Governador Eduardo Leite fala do momento vivido pelo estado em live da UCPel
13.05.2020 | 16:27 | #institucional #edr #coronavirus
Governador Eduardo Leite fala do momento vivido pelo estado em live da UCPel

O projeto Next 60, série de encontros virtuais voltados a discutir o futuro de Pelotas e região, contou com a participação do governador Eduardo Leite em sua primeira edição. Organizado pelo Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel), o evento, planejado para ser presencial, tornou-se on-line devido a pandemia do novo coronavírus, e iniciou oficialmente as comemorações dos 60 anos de criação da UCPel. 

Idealizado pelo coordenador do EDR, professor Ezequiel Megiato, a atividade irá promover a cada quinze dias uma live  com a participação de personalidades reconhecidas nacionalmente. O enfoque dos encontros será alternativas para aceleração do desenvolvimento regional nas áreas social, sustentável e econômica.  

No primeiro encontro, ocorrido na última terça-feira (12), Eduardo Leite falou sobre perspectivas para o desenvolvimento do estado e da zona sul, a importância do capital humano para alavancar o desenvolvimento e as dificuldades enfrentadas no enfrentamento da pandemia de Covid-19.  

“Para além da fala do governador, o primeiro encontro do Next 60 foi uma nova oportunidade de promover a integração entre a comunidade acadêmica da UCPel”, comenta Megiato. A live teve pico de mais de mil e cem visualizações e quase três mil interações.   

De acordo com Megiato, a próxima live deverá ocorrer entre final de maio e início de junho. “O convidado ainda está sendo definido”, adianta. Confira os principais pontos da fala do governador durante a atividade da UCPel:   


Momento vivenciado pelo Rio Grande do Sul 


Na avaliação do governador, o atual momento vem sendo ruim em todo estado. Para além de todas as problemáticas provocadas pela pandemia do novo coronavírus, o RS ainda enfrenta uma grande seca e encontra maior dificuldade para solucionar os conhecidos problemas financeiros. Sobre o enfrentamento da pandemia, Leite acredita que o melhor que um governador pode fazer é transmitir segurança para sua população, e, a partir de dados confiáveis, criar alternativas para a transição ao distanciamento controlado.     

 

Questão fiscal 


Uma das metas do governador é qualificar a estrutura do estado  para melhor atender a população. Leite lembrou que o RS gasta mais com a folha de pagamento do que outros estados e, devido a isso, as reformas foram essenciais para diminuir o desequilíbrio no futuro. “Conseguimos interromper o curso que o estado seguia de gastar mais do que arrecadava. A crise da pandemia vai afetar no nosso planejamento que já está sendo refeito”, comentou.     

 


Planejamento do estado 


O Estado precisou de um novo planejamento para lidar com as questões urgentes provocadas pela pandemia. Diariamente, de acordo com o governador, diversas questões urgentes são atendidas e elas só ocorrem devido a ação de diversos servidores. O governador destacou a importância de também planejar o futuro e, para isso, o engajamento da sociedade é fundamental. “Sem a pressão da sociedade a tendência é olhar a curto prazo, somente para o período no governo. A aprovação da reforma da previdência no estado é um exemplo, outros governantes não quiseram comprar a briga que vai beneficiar toda a sociedade no futuro”. 


Desenvolvimento da região sul do RS


Na avaliação de Leite é importante ter apoio externo, mas o desenvolvimento nasce a partir de uma organização interna, a partir do resgate da autoestima da comunidade e de sua satisfação com a cidade, além de também reter talentos. “O melhor a fazer é articular para que esses talentos tenham espaço e suporte para desenvolver seus projetos dentro da região”, diz. 


Modernização do estado


Conforme Leite, a lógica do serviço público precisa ter algum nível de burocracia, regras que precisam ser obedecidas para evitar que quem estiver no poder faça como bem entenda. “A mudança é difícil, porque não pode ser tão fácil devido na necessidade de manter a perenidade e a estabilidade. A mudança precisa seguir uma ordem institucional, com diálogo para construir consensos estratégicos e apontar a todos a mesma direção”, disse.    


Importância da UCPel para a região 


Para Leite, em quase 60 anos a UCPel construiu uma história bonita, de superação e resistência. Seu pai ajudou a fundar o curso de Direito da Instituição e, devido a isso, o governador guarda várias lembranças da instituição. Enquanto prefeito de Pelotas, resgatou algumas parcerias em que a UCPel teve papel de destaque, como a regularização fundiária em áreas do município, a criação conjunta do Pronto Socorro, apoio e suporte do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) na assistência em saúde do município, atendimentos realizados pela Assistência Judiciária. “A presença da UCPel é fundamental para o desenvolvimento da zona sul, dá conforto para uma cidade e região ter uma universidade da qualidade da UCPel”, disse.  


Desenvolvimento do estado para os próximos 60 anos 


Na avaliação de Leite, o estado é inovador e tem uma força empreendedora impressionante. “Eu vejo com otimismo os próximos 60 anos para o RS, zona sul, Pelotas e UCPel, assim como o slogan escolhido pelo meu governo, todos os dias enfrentamos ‘novas façanhas’”. O governador falou sobre a importância de ser otimista, lembrou que seu governo conseguiu aprovar projetos impensáveis, o que ajudará a enfrentar os próximos 60 anos. “Na minha experiência política, intensa mesmo ainda sendo jovem, me dá garantia para prever o futuro com otimismo”, disse.   

 

Legados da pandemia


Leite acredita que alguns dos reflexos positivos provocados pela pandemia são associados a um maior cuidado individual no futuro, com respeito a etiqueta respiratória, o que deverá diminuir o índice de outras doenças infectocontagiosas. Na área da educação, citou o processo de digitalização das aulas. 

 

Redação: Rita Wicth - MTB 14101 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?