/ Notícias / Formados há 30 anos, engenheiros revivem fase acadêmica em visita às instalações da UCPel
Formados há 30 anos, engenheiros revivem fase acadêmica em visita às instalações da UCPel
01.08.2012 | 15:03 | #engenharia-eletrica
Formados há 30 anos, engenheiros revivem fase acadêmica em visita às instalações da UCPel
Formados pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e levando o nome da Instituição em suas vidas, nove ex-alunos do curso de Engenharia Elétrica mostraram seu reconhecimento à formação acadêmica em uma visita que marcou o 30° aniversário de formatura do grupo. No último sábado (28), os engenheiros eletricistas reviveram brevemente os tempos de estudantes na passagem pelos laboratórios de Máquinas Elétricas, Controle e Automação, Eletrônica, Biomédica e os novos espaços que estão sendo construídos para as atividades do curso da UCPel.

A visita às instalações foi conduzida pelos atuais professores da Engenharia Elétrica Leandro Zafalon, Mateus Beck e Gilnei Ocácia. Segundo Zafalon, a organização e execução do passeio é motivo de orgulho. “Para nós, que fomos anfitriões, foi um orgulho vermos os ex-alunos, que são grandes profissionais atualmente, levarem o nome do curso de Engenharia Elétrica e da Universidade em suas vidas”. 

A ideia de voltar aos corredores da UCPel partiu dos próprios engenheiros. Passados 30 anos de formados, eles se “acharam”, trocaram e-mails e decidiram por se reencontrar no local que os uniu: a Universidade. Atual diretor-presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Sérgio Souza Dias foi um dos participantes da visita. Ele conta que o breve reencontro com o passado foi interessante e satisfatório. “Foi muito bom ver que alguns detalhes se mantêm em meio às inovações, que a Universidade segue investindo nas engenharias - que são fundamentais e cada vez mais presentes no desenvolvimento do nosso país - e que, assim como eu, os meus ex-colegas atuam na área em que nos formamos”, disse Dias. 

O curso de Engenharia Elétrica na UCPel foi criado em 1974, como Curso de Engenharia Elétrica - Habilitação Eletrotécnica. Em dezembro de 1978, graduou seus primeiros acadêmicos e, em 1979, foi reconhecido pelo Conselho Federal de Educação. O curso está em oitavo lugar no estado do Rio Grande do Sul e décimo-terceiro no país pela avaliação do Ministério da Educação (MEC). Formados em 1982 e componentes de parte desta história, os ex-alunos que visitaram a UCPel são os engenheiros Harry Folkink, Julio Cesar Copetti, Croacy Borba de Farias, Dagoberto de Melo Dias, Norberto de Castro Peil, Silas Claudio de Bona, Luiz Gustavo Fagundes Carvalho, Heitor da Silva Peres e Sergio Souza Dias. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?