/ Notícias / Folha da Princesa comemora 14 anos
Folha da Princesa comemora 14 anos
Folha da Princesa comemora 14 anos
O Jornal Comunitário Folha da Princesa, importante projeto de extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), completa nesse mês 14 anos de história. Em comemoração ao aniversário, o Jornal e a Associação de Moradores da Vila Princesa (Amovip) promovem no domingo (12), às 14h, uma festa comunitária com mateada, brinquedos infláveis, shows com bandas locais, apresentação do CTG Porteira da Princesa, além da tradicional distribuição de bolo. 

Idealizado para diminuir a distância entre a comunidade e o poder público, o Jornal tem cumprido, ao longo deste período, seu compromisso com os moradores, divulgando seus principais anseios, contribuindo para a resolução de problemas clássicos, mostrando ao resto de Pelotas os talentos ali cultivados ou, simplesmente, servindo como vitrine para divulgação de atividades de lazer e confraternização do público local. 

Além de comemorar o aniversário, a festividade contém atrações infantis para o Dia das Crianças, reunindo todos os moradores num ambiente descontraído. De acordo com o bolsista de extensão do Jornal Comunitário Folha da Princesa, Joel Fonseca, “a festa também é importante para incentivar as pessoas a se identificarem com o jornal e fortalecer essa parceria”.

A festa será realizada na Praça da Vila. Em caso de chuva, o evento será transferido.

Jornalismo Comunitário
O projeto de Jornais Comunitários do curso de Jornalismo da UCPel consiste na edição de dois periódicos – um na Vila Princesa, a Folha, e outro na Colônia de Pescadores Z3, chamado O Pescador. As ações envolvem alunos de todos os períodos do curso, que desenvolvem as diferentes técnicas da produção jornalística (entrevistas, redação, fotografia, diagramação, entre outras) em todas as suas fases. 

O projeto propicia às comunidades envolvidas a participação em um veículo de comunicação comunitário que retrata a sua realidade e o seu cotidiano, a partir da visão da própria comunidade, que se envolve na definição das pautas a serem trabalhadas em cada edição e, também, define a abordagem a ser dada em cada assunto. O projeto mantém parceria com os agentes organizadores das comunidades, como associações de bairro, igreja e escolas, que contribuem com informações para serem trabalhadas nas edições.

Ao longo dos 14 anos, o projeto recebeu reconhecimento de vários prêmios, como na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares (Intercom) e no prêmio de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Formação cidadã
Outro destaque da Folha da Princesa é a intensa participação acadêmica, que fortalece a identidade dos projetos de extensão da UCPel, visando a formação de profissionais verdadeiramente comprometidos com a comunidade. Além disso, a característica interdisciplinar da Folha permite que não apenas alunos de Jornalismo integrem a equipe, mas, também, estudantes de outras graduações, como Serviço Social, Direito, Pedagogia e Psicologia. 

Vestibular
Os cursos envolvidos no projeto da Folha da Princesa estão entre as 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2015, que ocorre dia 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de R$ 50,00 até 31 de outubro e até 21 de novembro, por R$ 80,00. Informações e inscrições neste link.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?