/ Notícias / Estudantes de Arquitetura visitam obras de restauro do patrimônio histórico de Porto Alegre
20.06.2013 | 12:08 | #arquitetura-e-urbanismo
Com o objetivo de complementar o aprendizado desenvolvido em sala de aula, os estudantes da disciplina de Ateliê VII do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estiveram conferindo as obras de reforma e restauro de alguns dos principais prédios históricos de Porto Alegre.

Na oportunidade, os graduandos puderam acompanhar as intervenções realizadas em imponentes edifícios patrimoniais, cujas logísticas estão adequadas às normativas vigentes. “A ideia é fazer com o que os estudantes possam conhecer de perto a realidade profissional, verificando, na prática, quais as normas técnicas determinadas pelos órgãos responsáveis”, explica a organizadora da proposta e coordenadora do curso, professora Laura Gomes Zambrano.

É o caso do Mercado Público de Porto Alegre, um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos do Estado, cujas normas de restauro estão vinculadas tanto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) quanto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

Além de conferir a situação do Mercado Público, em específico, os estudantes de Arquitetura puderam verificar, in loco, as intervenções realizadas em outras instituições, como o Santander Cultural, o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, o Theatro São Pedro, o Palácio Piratini e a Pinacoteca. Esta última, inclusive, está inserida no contexto do Programa Monumenta, que visa revitalizar os sítios históricos urbanos, considerando a importância da aplicabilidade de uma gestão sustentável.

A professora Janaína Lima também esteve participando das visitas às obras, na condição de convidada.