/ Notícias / Estudante de Arquitetura da UCPel fará intercâmbio nos EUA
Estudante de Arquitetura da UCPel fará intercâmbio nos EUA
19.06.2015 | 17:18 | #arquitetura-e-urbanismo
Estudante de Arquitetura da UCPel fará intercâmbio nos EUA
Na noite desta quarta-feira (17), a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Cristina Kern embarcou em uma experiência nova e, certamente, muito enriquecedora: ela viajou para o exterior, com o objetivo de fazer um intercâmbio, por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do Governo Federal.

O destino de Cristina foi os Estados Unidos, mais especificamente a Universidade do Kansas (University of Kansas/KU), no centro-oeste do país, onde deve passar cerca de um ano. Em vez de cursar a chamada graduação-sanduíche – onde o aluno aproveita as disciplinas cursadas fora para eliminar equivalentes em sua instituição de origem –, Cristina optou por cursar lá o que ainda é novidade por aqui. Pelo que já pesquisou, o foco serão as cadeiras relacionadas à sustentabilidade. “Percebi que esse tema, que está muito em voga no mundo todo, é um diferencial deles”, disse.

A Universidade do Kansas funciona em tempo integral e abriga seus estudantes em alojamentos dentro da própria instituição. Nos primeiros dois meses, a aluna fará um curso de inglês. A partir de agosto, começarão, de fato, suas aulas de Arquitetura. Aos 32 anos, Cristina estará numa turma em que a idade dos colegas gira em torno dos 20. Para ela, a diferença de geração e propósitos fará um contraste interessante que colaborará com o resultado da experiência. “Aqui, trabalho e estudo. Lá, terei a chance de só estudar. Desde o início da graduação, quando soube da possibilidade de fazer intercâmbio, busquei ter as melhores notas e tive o maior apoio dos meus professores. Meu foco estará totalmente voltado para isso”, comentou.

Sobre o programa
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O projeto é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. Por esse intermédio, alunos de graduação e pós-graduação recebem bolsa enquanto fazem estágio no exterior, com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Vestibular
O curso de Arquitetura e Urbanismo é uma das graduações oferecidas no Vestibular de Inverno da UCPel. As inscrições já estão abertas e a prova será realizada no dia 08 de julho. As inscrições poderão ser feitas neste link.