/ Notícias / Equipe do HUSFP/UCPel realiza dois transplantes renais bem-sucedidos
Equipe do HUSFP/UCPel realiza dois transplantes renais bem-sucedidos
A equipe de Nefrologia do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) realizou dois transplantes renais nos últimos dias: um com doador vivo relacionado e outro de doador falecido. Desde 2006, o HUSFP é o único hospital da região Sul do Rio Grande do Sul que tem a credencial do Ministério da Saúde para a realização de transplantes renais.

A primeira cirurgia, ocorrida no dia 13 de maio, teve como receptora uma jovem de 19 anos, portadora de nefropatia diabética, que recebeu o rim de sua mãe. Ela fazia hemodiálise há um ano e três meses. A moça, que teve alta cinco dias após o transplante, não precisou mais do tratamento com diálise.

No segundo caso, ocorrido no dia 21 de maio, um homem de 37 anos recebeu o rim de um jovem diagnosticado com morte cerebral um dia antes, cuja família optou pela doação dos órgãos. O receptor havia perdido o funcionamento dos rins em função de uma doença chamada glomerulopatia crônica e era tratado com hemodiálise há oito anos. A expectativa da equipe médica é que, com a recuperação, o rapaz não precise mais do tratamento, também.

Conforme a médica nefrologista Maristela Böhlke, que integra a equipe de transplante renal do HUSFP, o processo é sofisticado e exige a participação de toda uma equipe devidamente capacitada e disponível. Além de Maristela, compõem a equipe os cirurgiões urologistas Daniel Vanti e Roberto Reineken, os cirurgiões vasculares Diego Gressler e Diego Laranjeira, o cirurgião geral Marcelo Rocha, os nefrologistas Franklin Barcellos e Gustavo Uliano, o médico residente em Nefrologia Vinicius Alano de Ataides, a enfermeira Larissa Ribas, a assistente social Franciele Rodrigues e a nutricionista Maristela Costamillan.

O Serviço de Nefrologia do HUSFP realiza cerca de 160 consultas ambulatoriais por mês. Atualmente, o Serviço de Diálise do Hospital  atende mais de 120 pacientes crônicos em tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal.