/ Notícias / Equipamento para esterilizar máscaras de proteção respiratória passa por testes na UCPel
Equipamento para esterilizar máscaras de proteção respiratória passa por testes na UCPel
Equipamento para esterilizar máscaras de proteção respiratória passa por testes na UCPel


A caixa para esterilização de máscaras de proteção respiratória desenvolvida pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) passa por testes biológicos para confirmar sua eficácia. Depois dessa etapa e aprovação junto ao Comitê Interno de Gestão COVID-19, o equipamento estará apto para uso no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e instituições interessadas.

Responsável pela versão brasileira, o professor do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da UCPel, Everton Granemann Souza, explica que a caixa terá a capacidade de desinfetar em torno de 20 máscaras no tempo de cinco minutos. Caso o teste biológico confirme sua eficácia, poderá contribuir para a reutilização de máscaras consideradas descartáveis como os modelos cirúrgicos e odontológicos. Pode ainda desinfectar modelos em tecido e a N95.   

A testagem biológica deverá ocorrer até o final da próxima semana, informa a supervisora administrativa da central de Laboratórios da UCPel, Rosimeri Souza. Para confirmar a eficácia do equipamento, a professora Cristina Fabião elaborou um protocolo de validação do processo de desinfecção. “Estamos fazendo o crescimento de alguns bacilos, conhecidos como bioindicadores, para contaminar as máscaras. Em seguida, elas serão submetidas na caixa em diferentes tempos para saber se a desinfecção foi efetiva”, explica.       

De acordo com o professor, após aprovação do equipamento, será possível fazer modelos de tamanhos diferentes, conforme necessidade. O protótipo, com dimensões de, aproximadamente, 55 cm de largura, 40 cm de profundidade e 47 cm de altura, é feito de material MDF, lâmpada UVC, papel alumínio revestido com EVA para fazer a vedação, prateleira de metal, ganchos distribuídos pelo interior da caixa e instalação elétrica.  

Do projeto original, idealizado por um biomédico norte-americano, ocorreram várias adaptações. Houve necessidade de recalcular as dimensões da caixa, substituição das paredes de papelão por MDF, modificação das prateleiras para facilitar a desinfecção e alteração da lâmpada UVC. 

A proposta para criação do equipamento surgiu do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel). Também contribuíram para a realização do projeto a professora Chiara das Dores do Nascimento, especialista na área de raios-X e também integrante do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação e o arquiteto Mateus Costa, responsável pelo  protótipo da caixa. Veja mais no vídeo:

 

 


Viabilidade de utilização do equipamento em hospitais 


Para o diretor de Assistência do HUSFP, Edevar Machado Júnior, a pandemia do SARS-Cov2 trouxe um desafio gigantesco para a gestão da cadeia de suprimentos dos hospitais, especialmente devido o aumento do preço de insumos e de sua disponibilidade. “Como o problema afeta hospitais de todo o mundo, já existe a algum tempo certa permissão para que se lide com o reprocessamento destes EPIs quando viável”, comenta.  

De acordo com o diretor, a caixa esterilizadora de máscaras por luz UV tem se mostrado uma alternativa de baixo custo e com alta perspectiva de resultado no contingenciamento dos recursos relacionados ao EPI. Entretanto, Machado destaca a necessidade de teste em campo para identificar itens como a resistência da máscara a outros fatores de inutilização. 

Após finalização dos testes biológicos, o equipamento será avaliado pelo Comitê de Gestão COVID-19 do Grupo APAC. Caso necessário, ainda poderá ser realizada uma contraprova para confirmação do primeiro resultado.


Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?