/ Notícias / Engenharia Elétrica da UCPel passa ser ofertada na modalidade EAD
Engenharia Elétrica da UCPel passa ser ofertada na modalidade EAD
16.12.2019 | 17:09 | #institucional
Engenharia Elétrica da UCPel passa ser ofertada na modalidade EAD

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ofertará, a partir de 2020, o curso de Engenharia Elétrica na modalidade Ensino a Distância (EAD). Através de aulas teóricas on-line e encontros presenciais nos laboratórios, a graduação oportunizará conhecimento para desenvolver circuitos elétricos e gerenciar projetos nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia.

O profissional formado em Engenharia Elétrica é responsável por garantir a eficiência e a confiabilidade dos projetos elétricos e pode atuar em construtoras, empreiteiras, concessionárias de energia elétrica, empresas de projetos de engenharia e de telecomunicações, entre outros. Para isso, o curso iniciará abordando disciplinas específicas, que darão a percepção das funções e atribuições da profissão.

A graduação priorizará na matriz curricular as novas tecnologias, utilizando computadores e periféricos que auxiliem no entendimento do conteúdo. Além dos laboratórios físicos da universidade, os alunos ainda terão à disposição um laboratório virtual. O recurso tecnológico reproduz com fidelidade um espaço real a partir da visão em primeira pessoa. “O aluno não vai precisar estar dentro de um laboratório físico para desenvolver as experiências práticas”, explica o coordenador da graduação, professor Leandro Zafalon Pieper.

Outra prioridade do curso, que terá duração de cinco anos, será o estímulo ao desenvolvimento sustentável, através do domínio de fontes renováveis de energia. Dessa forma, segundo o professor, o curso reforçará a necessidade ambiental de consumir menos eletricidade através de disciplinas que abordarão as diferentes formas de geração de energia e a eficiência energética.

O curso oportunizará dois encontros presenciais por mês. Neles serão desenvolvidas as atividades do Projeto Integrador, um dos principais diferenciais dos cursos a distância da Católica de Pelotas. Por meio da disciplina, ministrada em todos os módulos, o acadêmico terá a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos teóricos. Além dessas experiências, ainda serão promovidas visitas técnicas e palestras com profissionais de renome na área. Inicialmente, os encontros presenciais, a cada 15 dias, serão realizados na quarta-feira, das 19h15 às 22h15.

Conforme destaca Pieper, este será o primeiro curso de Engenharia Elétrica EAD na região. Com isso, a Católica possibilitará formação superior na área para quem não dispõe de horário para frequentar diariamente uma universidade.  Com essa modalidade, o aluno ainda poderá escolher os horários e locais de estudo. “Além de uma estrutura física e virtual qualificada, o curso ainda contará com um corpo docente qualificado, em que 80% dos professores já atuam na pós-graduação”, complementa.

Redação: Manuelle Motta