/ Notícias / Engenharia Elétrica conhece a Usina Termelétrica de Charqueadas
Engenharia Elétrica conhece a Usina Termelétrica de Charqueadas
22.05.2012 | 14:23 | #engenharia-eletrica
Engenharia Elétrica conhece a Usina Termelétrica de Charqueadas
Turbinas, condensadores, alternadores, caldeiras, central de controle e muitas outras instalações da Usina Termelétrica de Charqueadas foram objeto de investigação e exploração de um grupo de estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Acompanhados por três professores, os alunos da disciplina de Centrais Elétricas estiveram na Usina para visualizar na prática as diferentes etapas da geração de energia de uma usina termelétrica.

O grupo foi recebido por técnicos e engenheiros da empresa, com os quais puderam solucionar dúvidas, inclusive as envolvidas em trabalhos de conclusão de curso na área de geração de energia.

Na avaliação do coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Leandro Zafalon Pieper, além de acumular conhecimento na parte técnica da geração de energia os estudantes também entraram em contato com a questão do controle ambiental, grande preocupação dos profissionais.

De acordo com o professor, a visita também foi uma oportunidade para que os universitários pudessem interagir com os profissionais da usina e verificar oportunidades de colocação junto à empresa. “A área de geração de energia está em amplo crescimento. Atualmente é uma grande fonte de geração de emprego para engenheiros eletricistas”, destacou, fazendo referência ao anúncio de investimentos de R$ 1,7 bilhão em energia elétrica até 2014 por parte do governo do Estado, anunciado na semana passada.

A Usina
A termelétrica teve seu início de operações em 1962. Localizada no município de Charqueadas, no Rio Grande do Sul, a usina usa carvão mineral como combustível e possui capacidade instalada de 72 MW. Sua produção acumulada no ano chega a 51,51 GWh. É certificada pela NBR ISSO 9001 e 14001, além de BS OHSAS 18001.