/ Notícias / Engenharia da Computação apresenta trabalhos em Simpósio Brasileiro
Engenharia da Computação apresenta trabalhos em Simpósio Brasileiro
09.09.2015 | 18:59 | #engenharia-de-computacao
Engenharia da Computação apresenta trabalhos em Simpósio Brasileiro
O acadêmico do curso de Engenharia da Computação Matheus Stigger e o professor do Centro Politécnico Wemerson Parreira apresentaram trabalhos científicos no 33º Simpósio Brasileiro de Telecomunicações. O evento foi realizado de 1º a 04 de setembro, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

O Simpósio de Telecomunicações tem se consagrado como o mais importante evento brasileiro técnico-científico da área de telecomunicações e processamento de sinais. Proporciona aos seus participantes, pertencentes aos diversos segmentos - acadêmico, industrial e governamental -, oportunidades de encontros, discussões e divulgações de planos e resultados mais recentes. Além disso, é espaço para a troca de ideias e de realizações e, mais recentemente, uma maior aproximação com a indústria, buscando, sobretudo, contribuir com o aumento da competitividade e capacidade inovadora brasileira.

Nesse evento, Stigger apresentou o trabalho com o título Estudo de Detecção de Bordas em Imagens Usando Kernel. O trabalho foi elaborado com a coautoria da também acadêmica do curso de Engenharia da Computação Bruna Martins, ambos os alunos orientados pelo professor Parreira.

Para o estudante, a oportunidade de participar de um evento desse porte acrescentou muito à sua formação. “Ter contato com pesquisadores internacionais e saber um pouco das pesquisas de ponta que estão sendo desenvolvidas no mundo, relacionadas a minha área, é uma experiência muito enriquecedora”, diz.

O professor apresentou no evento o trabalho Tratamento de Imagens para Ampliação Sem Perda de Localização dos pontos de Referência. O estudo foi elaborado em coautoria com o professor João Dovicchi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

De acordo com o professor Parreira, é fundamental participar de eventos científicos para a troca de informações e experiências com pesquisadores com prestígio nacional e internacional. Segundo ele, com o tema Telecomunicações para cidades inteligentes (Telecommunications for Smart City) foi possível conhecer e discutir os impactos e as consequências do acelerado aumento da população urbana e de suas demandas por melhor qualidade de vida e pelo uso racional e eficiente dos recursos disponíveis.

Parte das despesas do acadêmico Matheus Stigger foram custeadas pelo evento. O 33º SBrT concedeu auxílio financeiro aos alunos de graduação e de pós-graduação para apresentação de trabalhos, após realizar uma classificação do mérito técnico do trabalho.