/ Notícias / Engenharia Civil leva acadêmicos para conhecerem produção de calcário
Engenharia Civil leva acadêmicos para conhecerem produção de calcário
29.05.2019 | 14:42 | #engenharia-civil
Engenharia Civil leva acadêmicos para conhecerem produção de calcário

Nesta sexta-feira (31), acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participarão de visita técnica no Parque Industrial da fábrica Dagoberto Barcellos, em Caçapava do Sul. Através da atividade, os participantes terão uma visão prática sobre os processos industriais da produção de cal para construção e calcário agrícola.
Durante a visita, ainda será possível visualizar os processos que englobam a exploração de jazidas, fabricação de argamassa e fertilizantes. Os 36 participantes também poderão observar a calcinação (decomposição térmica do calcário que o transforma em cal virgem), moagem do cal, caleagem e a cal pozolânica.
De acordo com o professor Celso Pedreira, através da vivência prática os acadêmicos irão ampliar seus conhecimentos teóricos sobre a formação geológica no Rio Grande do Sul e preservação ambiental. Os docentes Marco Antônio Moreira e Lidiane Ibeiro também são responsáveis pela atividade. Apesar de integrar as disciplinas de Geotecnia I e Materiais de Construção, a visita técnica é aberta aos demais acadêmicos do curso.

Redação: Victoria Priotto

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?