/ Notícias / Engenharia Civil cria ponte de macarrão que suporta mais de 140 quilos
Engenharia Civil cria ponte de macarrão que suporta mais de 140 quilos
08.07.2015 | 16:17 | #engenharia-civil
Engenharia Civil cria ponte de macarrão que suporta mais de 140 quilos
Parece inusitado, mas é tradicional em cursos de Engenharia Civil pelo país. Alunos são reconhecidos pelo desempenho ao criar uma ponte feita apenas de macarrão e cola epóxi. Quanto mais peso a estrutura aguentar, mais bem-feito está o trabalho. Na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), um grupo está comemorando a construção de uma ponte de macarrão de 1,465 quilos e que suportou uma carga de 144,06 quilos.

Segundo o professor Francisco Gonçalves, responsável pela disciplina, é o melhor índice já conquistado na UCPel desde que ele implantou o exercício, há três semestres.

Respeitando o tipo de macarrão estabelecido no "concurso", que foi feito na disciplina de Pontes, o grupo criou uma estrutura treliçada. O desafio fez com que elaborassem diferentes tipos de cálculos para prever o comportamento da estrutura.

O grupo diz ter se surpreendido com o desempenho positivo da ponte, cujo protótipo foi menos resistente nos testes. A resistência é testada com anilhas colocadas sob a ponte, tracionando para baixo. Quanto mais os pesos disponíveis no laboratório foram ficando escassos, mais a turma vibrava. Segundo Marcel Lopes e Rômulo Tavares, integrantes do grupo, criar a ponte foi uma oportunidade de aplicar vários métodos aprendidos durante o curso.

De acordo com o professor, a competição proporciona que os futuros engenheiros exercitem os conceitos de física, trabalho em grupo e aplicação prática.

Além de Marcel e Rômulo, o grupo também era composto pelos estudantes Diego Joanol, Michel Westphal, Rodrigo Dutra, Ruan Herbstrith e Maurício Andrade. Todos são do nono semestre.