/ Notícias / Enfermagem e Fisioterapia apresentam projetos focados em gestão de saúde
Enfermagem e Fisioterapia apresentam projetos focados em gestão de saúde
15.06.2016 | 17:59 | #fisioterapia #enfermagem
Enfermagem e Fisioterapia apresentam projetos focados em gestão de saúde
Um dos diferenciais da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é propor desafios e atividades práticas aos alunos, para a construção de um conhecimento mais sólido e completo. Pensando nisso, os cursos de Saúde, através da disciplina Gestão em Saúde, fazem com que os alunos montem um projeto com todos os dados necessários para abrir uma empresa da área, incluindo a apresentação de maquete. Nesta quarta-feira (15), acadêmicos do 8° semestre do curso de Enfermagem e do 6° semestre de Fisioterapia mostraram suas propostas.

Aos fins de semestres, as professoras Letícia Menezes, que ministra aulas de Gestão em Saúde para ambos cursos, e Luciene Primo, titular da disciplina Administração em Enfermagem, juntam os alunos das duas graduações para avaliar os critérios de gestão e os projetos traçados.

Segundo Letícia, a atividade é proposta pois o profissional da saúde está mais focado nas questões que envolvem diretamente apenas a área de atuação. “Com esse trabalho, eles vivenciam os problemas de gestão em saúde na prática. Também há um ganho por essa apresentação ser multiprofissional”, afirma.

A disciplina de Gestão em Saúde é dividida em três etapas: Autogestão, na qual o profissional fica mais por dentro de seus direitos e deveres; Gestão em Estabelecimentos de Saúde, área em que o estudante aprende pontos como montagem de clínicas, número de funcionários necessários e os custos que o projeto implica; e, por fim, Gestão de Sistema de Saúde, quando os acadêmicos entendem as demandas e a capacidade dos estabelecimentos, além de aprender como funciona a interligação dos empreendimentos em uma rede. “Basicamente, a autogestão é para o profissional que trabalha como funcionário. O gestor em estabelecimentos de saúde é, por exemplo, o diretor de um hospital. O gestor de sistema de saúde é o secretário de Saúde do município, do Estado, entre outros”, explica Letícia.

Os alunos aprovaram a atividade. Rosiane Dias é estudante do 6° semestre de Fisioterapia. Ela e outras seis colegas apresentaram o projeto de uma clínica de hidroterapia - tratamento em que são realizados exercícios embaixo d’água. Apontaram o número necessário de profissionais no estabelecimento, calcularam as necessidades das salas de avaliação, das piscinas, entre outros aspectos. “Tivemos uma noção de como funciona. A apresentação dos trabalhos de outros colegas nos mostraram os desafios e curiosidades de cada área de gestão em saúde. Além disso, foi um desafio concluir nosso projeto”, avalia Rosiane.

Franciele Santos é aluna do 8° semestre de Enfermagem. Fez parte de um grupo formado por três colegas, cujo projeto foi baseado em Centro de Atendimento Psicosocial – Álcool e Drogas (Caps AD 3). A escolha do tema, segundo Franciele, surgiu através de atividades práticas já proporcionadas pela UCPel. “O nosso grupo, em outro momento, realizou atividades práticas em Caps pela disciplina de Saúde Mental. Essa parte prática da UCPel é enriquecedora”, garante.

Além de Enfermagem e Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Farmácia também têm a oferta da disciplina Gestão em Saúde.