/ Notícias / Enfermagem discute a importância da Comunicação e da Liderança
Enfermagem discute a importância da Comunicação e da Liderança
17.06.2015 | 18:24 | #enfermagem
Enfermagem discute a importância da Comunicação e da Liderança
O Diretório Acadêmico (DA) Clair Zamo do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoveu, nesta quarta-feira (17), um encontro com acadêmicos para debater a importância da comunicação e da liderança para o exercício da Enfermagem. A atividade, que também teve como objetivo integrar professores e acadêmicos, encerra a gestão atual do DA, iniciada em 2013. 

Diversos desafios enfrentados pelos enfermeiros logo no início da jornada profissional – por já entrar no mercado de trabalho na função de líder – foram debatidos por acadêmicos de todos os semestres. E a importância de se comunicar bem, com diversos públicos - como usuários, familiares, equipes multidisciplinares e técnicos de enfermagem, por exemplo, respeitando as particularidades de cada indivíduo, foram citadas em exemplos e trocas de experiências.

De acordo com a acadêmica presidente do Diretório, Pâmela de Leon, o tema deve começar a ser discutido já na graduação para fazer com que os estudantes comecem a pensar nas diversas adversidades que poderão encontrar. “A atividade propôs uma troca de experiências com vivências práticas entre acadêmicos do início e final do curso e com profissionais que já atuam na área”, pontua.

Outro ponto que teve destaque no encontro foram as formas de se desenvolver a liderança. A coordenadora do curso, professora Luciene Primo, frisou a diferença entre liderança e chefia, poder e autoridade, sempre lembrando sobre a importância de respeitar as particularidades de cada indivíduo. Em seguida, a egressa do curso de Psicologia da UCPel, Isis Nonticuri, palestrou sobre o tema motivação. “É importante que os futuros profissionais já tenham em mente as possíveis frustrações vividas no ambiente hospitalar e como encontrar a motivação para vencê-las”, complementou. 

Vestibular
O curso de Enfermagem é uma das graduações oferecidas no Vestibular de Inverno da UCPel. As inscrições poderão ser feitas pelo site do Vestibular. A prova ocorrerá no dia 08 de julho. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?