/ Notícias / Encontros para familiares são realizados no CAPSi
Encontros para familiares são realizados no CAPSi
17.11.2014 | 14:13 | #psicologia
Encontros para familiares são realizados no CAPSi
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com a Prefeitura de Pelotas, mantém o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). Nele, além dos atendimentos a crianças a partir dos três anos de idade e adolescentes com transtornos severos e persistentes, são realizadas ações como o Grupo de Familiares, promovendo assistência aos pais e responsáveis de usuários do Centro. 
São realizados três encontros semanais, com o objetivo de possibilitar a compreensão e a reflexão da vida cotidiana de uma forma diferenciada.

De acordo com o psicólogo e coordenador técnico do CAPSi, Thiago Moreira, o Grupo de Familiares existe há mais de dois anos, e desenvolveu-se a partir de uma necessidade que os cuidadores tinham de poder desfrutar de um espaço onde possam ter orientações de profissionais em como agir em determinadas situações, além de terem a oportunidade de compartilhar experiências entre si, dificuldades, angústias e esclarecimentos de dúvidas referentes às psicopatologias dos pacientes. “Às vezes os pais e responsáveis não têm ideia de que o comportamento da criança pode ser o sintoma de um transtorno grave”, comentou.

Utilizando temas comuns a todos, são promovidas discussões durante os encontros coletivos a partir da demanda trazida pelos integrantes, para que possa ser discutida enfatizando a importância do estabelecimento de limites, vínculos familiares, manejo, cuidado, melhor compreensão sobre os comportamentos psicopatológicos, esclarecimento de dúvidas referentes à medicação e seus efeitos colaterais que muitos deles utilizam, constituindo-se em um espaço informativo e promotor de cuidados em saúde mental.

O CAPSi está localizado na rua Dom Pedro II, 565, e funciona das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.          
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?