/ Notícias / Encontro latino-americano de habitação popular movimenta a UCPel
Encontro latino-americano de habitação popular movimenta a UCPel
25.10.2013 | 10:15 | #arquitetura-e-urbanismo
Encontro latino-americano de habitação popular movimenta a UCPel
Depois de nove anos, a Rede Universitária Latino-Americana de Cátedras de Vivenda (ULACAV) volta a Pelotas. Quase uma década depois, o 19° Encontro anual da Rede ULACAV reafirma sua proposta, reunindo profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Arquitetura e Urbanismo em torno de discussões focadas nos projetos de habitação de interesse social.

Segundo o professor Noé Vega, responsável pelo projeto Habitação de Interesse Social da UCPel, a proposta do evento é discutir como as universidades trabalham a questão da habitação popular em suas grades curriculares. Ele explica que, há muitos anos, a ULACAV preocupa-se em enfocar a habitação como uma problemática a ser atendida a partir das universidades.

Compromisso social
“Tendo o propósito de caminhar em direção ao interesse social, a Católica já atende um pouco essa demanda. O projeto de Regulação Fundiária e a Casa Pallet, que estão em curso no loteamento Dunas, exemplificam um pouco esse processo”, destaca Noé.

Diversas instituições universitárias da América Latina estão representadas no evento. A sistemática do encontro consiste na apresentação e discussão de trabalhos promovidos nos países vizinhos e no Brasil. Vinculado à Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Desenho da Universidade de Mendonza, na Argentina, Walther Marcolini diz que sua participação consiste em propor uma reflexão sobre como vincular as práticas das instituições de ensino ao cooperativismo. “É muito importante que estejamos ligados em redes de pesquisa e extensão para que possamos promover projetos que aproximem as cooperativas de habitação do conhecimento desenvolvido pela academia”, ressalta o docente do país vizinho.

Lembrando a pareceria entre a UCPel e a Prefeitura Municipal de Pelotas, a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Joseane Almeida, ressaltou a importância do projeto e o papel destacado da Instituição em inserir essa temática no processo de formação dos acadêmicos da área. A pró-reitora acadêmica, Patrícia Giusti, comemorou a aproximação da Universidade com o poder público, ressaltando o compromisso da Instituição em contribuir para a promoção da dignidade das famílias que vivem em zonas periféricas da cidade por meio de projetos como o de Regulação Fundiária, pauta central do encontro.