/ Notícias / Elementos aquáticos e mobiliário urbano entram em evidência em palestras
Elementos aquáticos e mobiliário urbano entram em evidência em palestras
Estudantes e professores do Centro Politécnico da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estiveram reunidos na noite do dia 16 para ouvir profissionais envolvidos com o que há de mais avançado em elementos aquáticos e mobiliário urbano.

O primeiro tema foi trazido pelo engenheiro eletricista Carlos Eduardo de Albuquerque, da Ghesa Engenharia e Tecnologia, empresa espanhola referência mundial em engenharia de águas. No bate-papo com os acadêmicos, o engenheiro apresentou as tendências do segmento - entre elas, a qualificação da nomenclatura, já que "elementos aquáticos" abarcam muito mais do que as tradicionais "fontes". O conceito de splash zone, no qual não há profundidade, contenção de água ou piscina aparente, e os jatos e bombas estão submersos, foi apresentado.

A Ghesa é a empresa responsável pelos elementos aquáticos do projeto Ilha Pura, a Vila dos Atletas das Olimpíadas 2016. Foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a concepção do Parque De La Reserva, no Peru, que concentra o maior número de fontes em um só lugar. Está entre as três maiores empresas do segmento no mundo e tem em seu portfólio, ainda, as duas maiores fontes do Brasil e a maior do mundo. Albuquerque apresentou ao público da UCPel os diversos tipos de elementos aquáticos, como fontes contemplativas, interativas (acionadas por botões pelos visitantes, por exemplo), ornamentais, utilitárias, cascatas, corredeiras e gêiseres. Destaque para pantala gráfica, que permite escrever com água um logo ou mensagem - a imagem é formada pela presença ou ausência da água - e a projeção de vídeo na água - a tela é formada por cortina d'água.

Além de falar sobre tecnologias e equipamentos relacionados, o palestrante mencionou ainda que a empresa é talvez a única no mundo a trabalhar com controle de vento e destacou que o mosquito aedes aegypti não tem condições para se reproduzir em água clorada, movimentada e filtrada, orientações de cuidado repassadas aos clientes.

O segundo palestrante da noite foi o croata Matěj Černý, da Mmcité, que falou sobre mobiliário urbano. O convidado explanou a respeito dos produtos de sua empresa, que utiliza mão de obra brasileira e desenhos espanhóis, e são reconhecidos pela fácil manutenção, durabilidade e design ergonômico e elegante.

Os dois palestrantes estão trabalhando com escritórios de Arquitetura e Paisagismo da cidade de Pelotas.

Na abertura, a pró-reitora Acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, salientou que as palestras qualificadas provocam os participantes a conhecer práticas e atividades profissionais, em diálogo e reflexão com o meio acadêmico.

"Fomenta a discussão em sala de aula, enriquece o curso e faz parte de uma formação positiva", pontuou o diretor do Centro Politécnico, professor Paulo Guterres.