/ Notícias / Egresso da UCPel, Samuel Vettori será o novo apresentador do programa Balanço Geral
05.06.2020 | 15:32 | #jornalismo

Egresso da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o jornalista Samuel Vettori será o novo apresentador do programa Balanço Geral, da Record TV RS. O profissional deixou a função como repórter na RBSTV e retorna à sua antiga empresa, pela qual trabalhou durante seis anos.

“Ainda estou assimilando. A oportunidade é maravilhosa. Estou numa gratidão muito grande por isso que está acontecendo comigo”, disse Vettori, que teve sua contratação oficializada no último dia 31 de maio. A estreia à frente do programa deve ocorrer ainda durante o mês de junho.

Formação plural

O gaúcho, natural de São José do Ouro, formou-se em Jornalismo na UCPel no ano de 2001. Após a graduação, trabalhou no Diário de Manhã, de Erechim, e na Rádio Guaíba, de Porto Alegre, antes de sua primeira passagem pela Record RS. Em 2007, também estudou Direito na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP).

A Universidade Católica, em sua opinião, teve papel fundamental na trajetória de comunicador. “O que eu achava de mais legal é que tinha muita coisa prática. Fazia reportagem de TV, jornal, produção, atuei como cinegrafista. Também fiz trabalhos para a rádio em programas de música e entrevista. Pude ingressar no mercado de trabalho já tendo passado por tudo isso antes, o que teve um impacto bem diferente”, conta.

Orgulho da profissão

Durante seus anos na Universidade, Samuel participou da criação do Jornal Comunitário Vila Princesa, ligado à UCPel, o qual foi premiado, em 2000, como o melhor jornal comunitário no 13° Set Universitário da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Em tempos de pandemia, ele acredita que o papel do jornalista na sociedade é essencial para o mapeamento das informações. “É preciso ouvir as pessoas que entendem do assunto, transmitindo o conteúdo de uma forma clara para que todo mundo possa entender. É com muito orgulho que escolhi essa profissão e hoje contribuo para superar esse problema”, conclui.

Redação por: Rafael Mirapalheta