/ Notícias / Egresso da UCPel é aprovado em 2º lugar em concurso para juiz
Egresso da UCPel é aprovado em 2º lugar em concurso para juiz
29.11.2019 | 17:33 | #direito
Egresso da UCPel é aprovado em 2º lugar em concurso para juiz

O egresso do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Raphael Miller Figueiredo, foi aprovado em 2º lugar no concurso para Juiz de Direito do Rio Grande do Sul. Além desse, o advogado ainda obteve aprovação para os cargos de Delegado da Polícia Federal, Delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e Juiz de Direito do Paraná.

Figueiredo colou grau na UCPel em 2012. Como não tinha certeza em relação à carreira que iria seguir, cursou, concomitantemente, o curso de Administração de Empresas na Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O interesse pela magistratura surgiu no decorrer da graduação de Direito.

Foram seis anos de dedicação até realizar o sonho da aprovação. Nesse período, ele foi buscando estratégias para potencializar os estudos e não desistir do objetivo. Baseado em sua experiência, o ex aluno da UCPel acredita que não existe uma fórmula certa. “Foram necessárias muitas abdicações, mas eu faria tudo novamente. Hoje, após esse longo percurso, estou muito feliz, orgulhoso e, principalmente, ciente da responsabilidade que está por vir”, conta ele.

A formação na Católica de Pelotas foi destacada pelo egresso como essencial nesse processo de aprovação. Do conhecimento adquirido na universidade, ele enfatiza a compreensão dos institutos jurídicos das matérias exigidas, que contribuiu para um entendimento melhor sobre as especificidades e aplicações da legislação em casos concretos.

A qualidade do corpo docente também foi lembrada por ele. “Na UCPel tive professores excelentes, que considero  exemplos de ética, conhecimento e comprometimento. Valores esses que julgo imprescindíveis para a formação de qualquer profissional”, comenta.

Redação: Manuelle Motta