/ Notícias / Egressa do PPGSC/UCPel publica pesquisa em revista americana
Egressa do PPGSC/UCPel publica pesquisa em revista americana
Egressa do PPGSC/UCPel publica pesquisa em revista americana

A mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel), Fernanda Kaufmann, teve parte de sua tese publicada na revista científica PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences). Atualmente, a acadêmica é pós-doutoranda no Centro de Pesquisa do Cérebro da Universidade de Laval (Canadá) e também contribui com pesquisadores ligados ao Laboratório de Neurociências da UCPel.    

O estudo que obteve destaque analisa a influência de um receptor presente nas células da microglia (células do Sistema Nervoso responsáveis pela defesa) na modulação de aspectos comportamentais associados à depressão. A partir de análises realizadas in vitro com roedores e pacientes, foi possível caracterizar a influência dos receptores na função da microglia e seu impacto na regulação do humor e nos sintomas de depressão.

Como as células apresentam uma comunicação bidirecional e intensa com os neurônios, a descoberta pode abrir caminho para a identificação de novos alvos terapêuticos. Recentemente, a tese de Fernanda também recebeu o prêmio Marian Kies Memorial Award, concedido a jovens cientistas pelo excelente desempenho na pesquisa durante a pós-graduação. Parte da pesquisa premiada foi realizada no Laboratório da UCPel e a tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 


Redação: Rita Wicth (MTB 14101) com informações da assessoria de comunicação da UFSC

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?