/ Notícias / Egressa do Design de Moda UCPel cria tutorial para confecção de máscara de proteção respiratória
Egressa do Design de Moda UCPel cria tutorial para confecção de máscara de proteção respiratória
Egressa do Design de Moda UCPel cria tutorial para confecção de máscara de proteção respiratória

Frente ao combate do novo coronavírus, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscara de proteção respiratória a pessoas que necessitarem sair de casa. Para facilitar o acesso ao acessório (que deve ser de preferência caseiro, para destinar os modelos comerciais aos profissionais de saúde), a egressa do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Alexia Kaufmann, fez um tutorial apresentando o passo a passo da confecção.  

O rápido avanço do vírus ao redor do mundo foi o motivo para a mudança de orientação do Ministério da Saúde brasileiro. No entanto, cabe ressaltar que a máscara indicada para uso popular não é a mesma de uso profissional, pois não tem capacidade de reter uma partícula viral. Ainda assim, o modelo caseiro é eficiente para limitar a projeção de gotículas emitidas ao tossir, espirrar ou até mesmo no simples ato de falar.

De acordo com o médico do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Paulo Orlando Monteiro, o acessório caseiro protege as pessoas de serem contaminadas pelas gotículas dos outros. “As gotículas podem cair em mobílias e objetos. O vírus é viável durante algum tempo e se uma pessoa passa a mão naquele local pode se contaminar”, explica.

 

Faça você mesmo


Para auxiliar a população, Alexia fez um tutorial ensinando o passo a passo para a confecção. O mais importante, conforme aponta, é que o tecido seja em algodão por ser constituído de fibras naturais, o que facilita a sua reutilização. “Como é uma máscara reutilizável, a maneira mais eficaz de lavagem é com sabão neutro ou clorofina. Outra opção é a utilização de ferro quente, e o algodão é o tecido certo para isso”, comentou.

Com o tecido de algodão em mãos, basta: recortá-lo em duas faces dentro das medidas especificadas – normalmente contendo 19 cm de comprimento e 18 cm de largura; costurar à mão ou utilizando máquina de costura; amarrar dois elásticos para prender nas orelhas, de modo a cobrir por completo boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais. Confira o tutorial completo em vídeo:

 

Cuidados na hora de utilização

A recomendação médica é que não se faça o uso da mesma máscara por mais de duas horas, pois é o tempo que demora para ela reter umidade e perder a eficácia. Assim, é importante levar uma segunda máscara ao sair de casa, caso necessário efetuar a troca. É importante guardar a primeira com segurança para evitar contaminação.

O momento da troca também requer atenção, pois neste momento existem muitos riscos de contaminação. “A maneira correta de trocar é pelos elásticos, não tocando na frente da máscara. Pois, teoricamente, se a máscara filtrou alguma gotícula, caiu na frente dela. E a pessoa deve higienizar a mão imediatamente após o procedimento”, completou o médico especialista no controle de infecção.

Também é importante destacar que o uso da máscara de proteção é individual, e não deve ser compartilhado com ninguém.


Redação: Rafael Mirapalheta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?