/ Notícias / Doutoranda do PPGPSDH/UCPel publica artigo na Revista Delos
Doutoranda do PPGPSDH/UCPel publica artigo na Revista Delos
Doutoranda do PPGPSDH/UCPel publica artigo na Revista Delos

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel), Emília Piñeiro, e o professor e coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL), César Augusto Costa, tiveram o texto “Migrações transnacionais de refúgio ambiental: o caso dos haitianos” publicado na edição de junho da Revista Delos (Desenvolvimento Local Sustentável). 

Vinculado a Universidade de Málaga, na Espanha, o periódico conta com produções em diversas área das Ciências Humanas, e tem foco no debate ambiental da Europa e América Latina. O artigo aprovado resulta das primeiros aproximações ao tema dos refugiados ambientais, que constituem parte do projeto de doutorado da pesquisadora que estuda o tema das migrações ambientais de refúgio.

No ensaio, os autores discutem o fluxo de haitianos para o Brasil e como o Estado brasileiro lidou com este aumento de fluxo humano a partir da concessão de vistos humanitários. A imigração se intensificou a partir do ano de 2010, após um terremoto que ocorreu no Haiti e produziu o fenômeno denominado de refugiados ambientais. 

Segundo os autores, os fluxos humanos são uma realidade em nível global e constitui-se como um desafio aos estados nacionais. “Atualmente, tais problemas agudizam as questões socioambientais e, consequentemente, as relações sociais entre imigrantes, refugiados e os estados receptores destes fluxos de pessoas”, comenta o docente. 

O artigo completo pode ser acessado no link.  

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?