/ Notícias / Discentes do Jornalismo EAD/UCPel têm palestra com profissionais da Rede Globo
Discentes do Jornalismo EAD/UCPel têm palestra com profissionais da Rede Globo
04.12.2019 | 14:29 | #jornalismo
Discentes do Jornalismo EAD/UCPel têm palestra com profissionais da Rede Globo

Acadêmicos do curso de Jornalismo do ensino a distância da Universidade Católica de Pelotas (EAD/UCPel) participaram de palestras com os jornalistas da Rede Globo, Régis Rosing, Winnie Fernandes, e com a ex-editora da RBS TV na região sul, Alessandra Senna. As duas rodas de conversa foram oportunidades em que os futuros jornalistas puderam trocar informações sobre a necessidade de praticar jornalismo de forma coerente e bem apurada nas diversas esferas da comunicação.

Os jornalistas esportivos da TV Globo, Régis Rosing e Winnie Fernandes, falaram sobre como fazer jornalismo em âmbito nacional e internacional. Os desafios enfrentados em suas trajetórias, desde a graduação até momento profissional atual, também foram mencionados. Já a ex-editora da RBS TV na região sul do estado, jornalista Alessandra Senna, discorreu sobre a importância do exercício do jornalismo factual.

Para o coordenador do curso EAD da UCPel, professor Marcus Spohr, o encontro com os três profissionais serviu para aguçar a criatividade dos alunos, ajudando-os a pensar o conteúdo audiovisual de forma inovadora. “Queremos que nossos alunos pensem no Telejornalismo fora do padrão que conhecemos, já que ele está cada vez mais escasso”, afirma. Por esse motivo, foram chamados dois jornalistas considerados criativos dentro do jornalismo esportivo, em contraponto a uma profissional que durante muitos anos lidou com matérias factuais.

Winnie, egressa do Jornalismo da UCPel, vem se destacando pela criatividade e irreverência com que conduz suas pautas na área esportiva. De acordo com a jornalista, é sempre bom retornar ao lugar responsável por fortalecer sua base profissional depois de tantos anos. “Voltar é uma questão de retribuição e gratidão. Quero ajudar a construir novos sonhadores e jornalistas apaixonados pelo ofício”, cita.

Atividade após as conversas

Conforme Marcus, as duas rodas de conversa completaram o conteúdo disponibilizado durante as aulas. Como resultado dos encontros, os discentes apresentaram projeto de um produto noticioso audiovisual com cerca de 10 minutos, em que a notícia e a informação foram colocadas de maneira inovadora e empreendedora.

A partir dos ensinamentos obtidos nas disciplinas de Telejornalismo I, Estratégias e Negócios no Jornalismo e Empreendedorismo no Jornalismo, os alunos executaram seus projetos e apresentaram para uma banca em que Winnie foi uma das avaliadoras. As mesmas propostas terão andamento em Telejornalismo II. Na terceira fase da disciplina, um novo formato será desempenhado para que os alunos construam portfólio para apresentação no mercado de trabalho. Os encontros com os jornalistas ocorreram nos dias 12 e 25 de novembro.

Redação: Kerolin Lulhier