/ Notícias / Direitos da pessoa autista são tema de live com a advogada Caroline Brignol
Direitos da pessoa autista são tema de live com a advogada Caroline Brignol
09.07.2020 | 16:12 | #direito
Direitos da pessoa autista são tema de live com a advogada Caroline Brignol

Os direitos da pessoa autista serão pauta do projeto Direito em Casa: Justiça em tempos de isolamento, que realiza live com a advogada Caroline Salum Brignol no dia 11 deste mês, às 10h, no canal da UCPel no YouTube. A convidada também é mãe de autista e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Pelotas).

A discussão é, segundo Carolina, de suma importância para as famílias de pessoas com espectro autista, uma vez que seus direitos costumam não ser efetivados. As demandas perpassam a dificuldade no acesso tanto a um sistema educacional adequado quanto ao sistema público de saúde.

Serviço essencial

A conversa ocorre junto ao início das atividades do Núcleo de Atendimento à Pessoa Autista (NAPA), projeto de extensão do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que oferece assistência jurídica, de modo gratuito, para famílias de autistas.

Coordenado pela professora e coordenadora do curso, Ana Luiza Barcelos, o NAPA é desenvolvido junto às turmas de estágio do nono e décimo semestre. Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o atendimento ocorre através do número (53) 98147-1619, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e 14h às 16h.

Caroline acredita que o projeto possui enorme relevância para a sociedade e para os alunos envolvidos, pois além de capacitá-los a um atendimento específico, auxiliará famílias que necessitam da efetivação dos seus direitos.

Redação: Max Cirne