/ Notícias / Dia de vacinação na UCPel tem aplicação de mais de 1,2 mil doses
Dia de vacinação na UCPel tem aplicação de mais de 1,2 mil doses
13.05.2016 | 16:56 | #institucional #enfermagem
Dia de vacinação na UCPel tem aplicação de mais de 1,2 mil doses
A campanha de vacinação realizada na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) na última quarta-feira (10) atingiu cerca de mil pessoas da comunidade acadêmica e em geral. Segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira (13) pelos organizadores, foram aplicadas 750 doses da vacina contra a gripe e 500 da triviral (caxumba, rubéola e sarampo) em 13 horas de mobilização.

A demanda superou a expectativa dos envolvidos na iniciativa e uma segunda rodada de imunização da triviral já foi solicitada à Secretaria de Saúde de Pelotas, visto que a aplicação terminou mais tarde do horário previsto e ainda havia pessoas interessadas que acabaram não sendo vacinadas. A Universidade espera ter um parecer do município sobre a nova oferta da imunização ainda na próxima semana.

"A procura foi grande por causa da triviral, inicialmente prevista apenas para a comunidade da UCPel. Mas registramos a presença de muitos alunos de cursos da área da Saúde da UFPel. Eles vieram e também foram vacinados", pontuou a professora do curso de Enfermagem da Católica, Ana Azevedo. Para ela, o aumento no número de casos de caxumba no município e de pessoas sem o ciclo completo de imunização, que prevê o recebimento de duas doses da triviral, explica a demanda verificada na campanha promovida pela UCPel.

Ana ressalta a experiência prática que o dia de campanha proporcionou aos alunos do sétimo semestre de Enfermagem da Católica e também aos residentes do Programa Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso. "Foi um dia produtivo em que nossos alunos acabaram aprendendo bastante", afirmou. Ela também reforçou o grande número de pessoas integrantes dos grupos prioritários da vacinação contra a gripe que recorreram à Universidade para serem imunizadas.

Instituto de Menores

Na segunda-feira (16), a rodada de aplicação da vacina triviral por profissionais e estudantes da UCPel será realizada para a comunidade do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, entidade vinculada à Mitra Diocesana de Pelotas. A campanha será realizada apenas no período da tarde.

A vacina triviral tem sido oferecida pela UCPel em parceria com a Prefeitura em razão do aumento no número de casos de caxumba, uma doença viral transmitida pela respiração e responsável por causar aumento de glândulas salivares, dor e febre.