/ Notícias / Desafios do assistente social viram tema de discussão na Oficina Coletiva
Desafios do assistente social viram tema de discussão na Oficina Coletiva
26.08.2016 | 11:16 | #servico-social
Desafios do assistente social viram tema de discussão na Oficina Coletiva
Os 80 anos da criação do Serviço Social no Brasil foram debatidos em mais uma edição da Oficina Coletiva, evento promovido pelo curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na última quarta-feira (24). A história, a reconceituação da profissão e sua organização política foram apresentadas pela professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da instituição, Regina Mioto. A palestrante ainda dividiu com os acadêmicos sua experiência de 50 anos como assistente social. 

A profissão, apesar de ainda ser considerada jovem, possui uma trajetória significativa. Foi determinante para a criação e defesa dos direitos sociais no país. Na avaliação de Regina, é exatamente por ter esse papel na sociedade brasileira que se faz necessário chamar a atenção para a atuação profissional na conjuntura política atual. “É importante debater sobre a função que uma profissão tão jovem tem para a construção de um projeto ético-político voltado para a justiça social”, justifica.

De acordo com a docente, o país vem sofrendo uma tentativa de desmonte dos diretos sociais conquistados. “Está ocorrendo todo um movimento da sociedade para desconstruir essa ideia de cidadania e dos direitos dessa cidadania”, comenta. A palestrante pontua que essas ações vêm de encontro com o projeto ético-político que o Serviço Social possui, voltado para a defesa dos direitos socais.

Regina ainda dividiu com os acadêmicos participantes sua experiência de cinco décadas como assistente social. “Participei de muitos momentos importantes do processo denominado reconceituação do Serviço Social, na organização política da profissão, atuando tanto como professora quanto assistente social”, informou. 

Homenagem

Na atividade que reuniu acadêmicos de todos os semestres do curso, houve espaço para homenagear a professora Vini Rabassa da Silva. Com 43 anos de trabalho na UCPel, sendo dez deles como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social, a assistente social formou-se na Católica em 1973 e começou a lecionar logo em seguida, no ano de 1974. 

Vini também foi homenageada recentemente no 10° Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais, que celebrou os 80 anos do Serviço Social brasileiro. “A professora Vini é referência e contribui de forma extremamente significativa para a formação de profissionais que atuam em toda a nossa região”, avaliou a também professora do curso de Serviço Social, Carolina Bunde.      

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?