/ Notícias / DCE/UCPel recebe alunos com evento de acolhida
DCE/UCPel recebe alunos com evento de acolhida
28.02.2020 | 15:18 | #institucional
DCE/UCPel recebe alunos com evento de acolhida

Um momento para descontração, interações entre os estudantes e celebração pelo ingresso e retorno dos acadêmicos ao primeiro semestre letivo de 2020. São esses os objetivos do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Católica de Pelotas (DCE/UCPel) com a realização da atividade de acolhida.

Na segunda-feira (2), acontecerá a confraternização no saguão do Campus I. O evento ocorrerá em três turnos, das 9h às 12h e das 14h às 21h, e contará com distribuição de erva-mate, pipoca, algodão doce e crepes. Também serão ofertados bottons do DCE para os acadêmicos. Cabine fotográfica e flash tattoo são outras opções de entretenimento disponíveis no dia para os estudantes.

A presidente do DCE gestão Primavera Resiste e estudante do curso de Medicina, Thaiane Testa, comenta que a escolha pela acolhida na primeira semana de março foi intencional. A ideia é conseguir abraçar aqueles que ingressaram posteriormente, como os beneficiários do Programa Universidade Para Todos (Prouni). “Nós acreditamos que todos os estudantes devem ser bem acolhidos”, pontua Thaiane.

Essa é a segunda vez que o DCE organiza um evento de acolhida nesse modelo. Ainda de acordo a presidente do diretório é importante o significado desse momento para os alunos. “O evento realizado de estudantes para estudantes faz com que os recepcionados se sintam como parte do corpo discente da universidade e representados pelo DCE, que também é deles”, explica.

Para realização do evento, o DCE conta com auxílio dos Diretórios Acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina, Psicologia e Serviço Social. As atividades também contam com a parceria da Capelania e do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic/UCPel).

Debate

Ainda fazendo parte da acolhida, na quinta-feira (5) acontecerá mesa de debates sobre mulheres no movimento estudantil. Intitulada “Movimento Estudantil e Estudantes Trabalhadoras”, as discussões se darão sobre a experiência de mulheres na universidade e os desafios de ser mulher, mãe e trabalhadora numa instituição de ensino superior.

Como debatedoras foram convidadas a integrante do Conselho dos Direitos da Mulher de Pelotas, Isabella Filippini, a coordenadora geral do DCE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tirza Drumond. Encerra a mesa a integrante do Coletivo de Mães da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Chaiane Guterres.

O debate tem início às 19h, no Auditório Dom Antônio Zattera.

Redação: Lia Xavier