/ Notícias / Cursos da UCPel são apresentados na Semana das Profissões do Colégio São José
Cursos da UCPel são apresentados na Semana das Profissões do Colégio São José
Cursos da UCPel são apresentados na Semana das Profissões do Colégio São José
Sabendo que a escolha de uma profissão é um dos momentos mais difíceis para os jovens, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participou da Semana das Profissões realizada pelo Colégio São José. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia foram os escolhidos para serem apresentados aos estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio.

(Clique na imagem para ver outras fotos)     

Alguns dos diferenciais apresentados pela UCPel é sua inserção junto à comunidade, o que possibilita a realização da parte prática desde o primeiro semestre dos cursos de graduação. A coordenadora do curso de Odontologia, professora Patrícia Guerreiro, destacou a nota 5 do curso (nota máxima) conferida pelo Ministério da Educação, assim como o professor do curso de Farmácia, Daniel Schuch, comentou a recente nota 5 da graduação e as mais de 80 áreas de possibilidade de atuação do farmacêutico. 

A coordenadora do curso de Psicologia, Andrea Wagner, explicou aos acadêmicos que a graduação da UCPel é a segunda mais antiga do estado e tem ênfase em saúde mental. A docente ainda destacou a articulação do curso com o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, possibilitando a iniciação em pesquisa durante a vida acadêmica.   

Entre as oficinas oferecidas, o curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu a montagem de uma maquete. Para os alunos do segundo e terceiro anos do Colégio São José, Anderson Caetano, Guilherme Boeira e Gabriel Campelo, a proposta da atividade foi avaliada como interessante. Com a inclinação para prestar Vestibular para o curso de Engenharia Civil, Guilherme já planeja conhecer melhor o curso de Arquitetura. Já Anderson optou pela oficina por ser próxima da área que deseja atuar profissionalmente. “Não sei se quero Engenharia Civil ou Arquitetura”, comentou o estudante. 

Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Laura Zambrano, a proposta do Colégio São José serviu para divulgar a graduação da UCPel, a tradição da profissão de arquiteto e urbanista e as potencialidades do campo de trabalho. “Mostramos a reponsabilidade que o arquiteto tem em melhorar a qualidade de vida das pessoas tanto em suas casas quanto nas cidades”, comentou. 

Na oficina de Fisioterapia, as acadêmicas da UCPel Emile Lopes e Caroline Bluhn integraram o grupo de orientação de demonstração de algumas atividades promovidas pelo fisioterapeuta. Emile gostou de ter participado da oficina, especialmente porque quando era estudante o projeto da UCPel visitou a sua escola e a ajudou em sua escolha profissional. “É gratificante para nos ajudar nesse momento de decisão, especialmente porque já passamos por isso”, comentou. 

Para a acadêmica Carolina, a oficina auxiliou os estudantes do Colégio São José a conhecerem um pouco mais das diversas formas de atuação do fisioterapeuta. “Nada melhor do que conversar com pessoas que já tiveram as mesmas dúvidas que a gente”, comentou. Na avaliação da estudante do São José, Raíssa Marques, do terceiro ano, a escolha por um curso na área da saúde é certa, mas existe ainda a dúvida de qual graduação escolher. “Sempre gostei de lidar com pessoas e a participação da UCPel ajuda a entender o que cada área faz”, comentou.

Um júri simulado realizado por acadêmicos do curso de Direito e integrantes da Liga Acadêmica de Ciências Criminais (LACC) completou as atividades apresentadas pela UCPel na escola.     

Redação: Rita Wicth - MTB 14101
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?