/ Notícias / Curso de Latim Básico agrada participantes
Curso de Latim Básico agrada participantes
27.06.2012 | 14:02 | #letras #filosofia
Curso de Latim Básico agrada participantes
Uma vez por semana, um grupo se reúne no Seminário São Francisco de Paula para aprender mais sobre a base das línguas românicas: o latim. Ministrado pelo Padre Aldo Lorenzoni e inédito na região, o Curso de Extensão em Latim Básico da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) atraiu estudantes, seminaristas e curiosos que formam uma turma de quase 30 pessoas em busca da aproximação com a língua que é a base do português, italiano, francês, espanhol e do romeno.

As aulas começaram no dia 12 de junho e, desde então, com atividades práticas e dinâmicas, cada encontro tem gerado novos conhecimentos e satisfação para os alunos. “Estou achando cada dia mais proveitoso e tenho certeza de que, ao final do curso, a experiência terá sido ótima”, comentou a participante Rosane Schubert.

Doutor em Filosofia pela Pontificia Universitas Gregoriana e professor titular da UCPel, o padre Aldo Lorenzoni disse que a experiência de ministrar o curso é positiva. “Os alunos são muito interessados e me sinto bem com eles. É muito agradável e gratificante ensinar uma língua tão preciosa”, afirmou. O padre ainda explicou que a principal diferença entre o latim e o português é que a primeira é uma língua sintética, que usa menos palavras na construção de sentido. “As línguas modernas têm mais vocábulos e é interessante notar como os alunos atentam a isso”, disse Lorenzoni.

O curso tem, ao todo, 40 horas e as aulas ocorrem às terças-feiras.