/ Notícias / Curso de Enfermagem da UCPel participa de aplicação de testes da hepatite C
Curso de Enfermagem da UCPel participa de aplicação de testes da hepatite C
11.08.2016 | 11:30 | #enfermagem
Curso de Enfermagem da UCPel participa de aplicação de testes da hepatite C
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) através do Curso de Enfermagem, firmou parceria com Rotary Clube de Pelotas e Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa visa uma ação de diagnóstico da hepatite C, que será realizada neste sábado (13), no Largo Edmar Fetter e no Calçadão.

A hepatite C é uma doença que raramente apresenta sintomas iniciais e manifesta-se majoritariamente em casos já avançados de doença no fígado, o que pode ocorrer décadas depois da instalação do vírus. Na ação deste sábado, serão disponibilizados aproximadamente 500 testes, aplicados por agentes da Secretaria Municipal de Saúde e da UCPel, representada pela professora Mariana Valença e oito alunos de Enfermagem.

Os kits são custeados pelo Fundo Mundial da Hepatite e disponibilizados pela parceria entre os Rotary e a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH). Tanto no Largo Edmar Fetter quanto no chafariz do Calçadão, os testes serão realizados entre 10h e 16h. O público-alvo é formado por homens e mulheres com mais de 40 anos e pessoas com tatuagem, independentemente da idade, pois um dos meios de contaminação é através das agulhas. Os dados colhidos serão enviados à para o banco de dados da ABPH e caso o exame aponte a doença, será oferecido o tratamento.

Segundo o governador assistente dos seis Rotary Clubes de Pelotas, Régis Silva, contribuir para essa causa é muito importante. “Fechamos parceria com a UCPel pela grande vocação comunitária aportada pela Universidade. A hepatite C é uma doença silenciosa e essa parceria com a ABPH chamou o exército rotariano para contribuir com a causa”, explica.