/ Notícias / Convênio entre UCPel e universidades garante intercâmbio em grandes instituições
O sonho de conhecer o exterior, aprender novos idiomas, vivenciar culturas diferentes e qualificar o currículo é acalentado por muitos jovens. Ciente dessas expectativas e necessidades dos acadêmicos, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através da Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbio, faz a mediação entre alunos e instituições de ensino superior internacionais. De agosto a setembro deste ano, 22 acadêmicos da UCPel embarcaram para o exterior a fim de viver esses novos desafios.

Os jovens são de cinco cursos de graduação: Direito, Fisioterapia, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo e Design de Moda. Todos estão em instituições portuguesas, como a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico de Bragança, a Universidade Católica Portuguesa da Cidade do Porto e a Universidade de Lisboa. No módulo Mobilidade Acadêmica, pelo qual os alunos estão realizando o intercâmbio, os estudantes não pagam a mensalidade da UCPel e não é necessário trancar matrícula. Ou seja, continuam tendo vínculo com a Universidade no período.

Segundo a assistente de Intercâmbio da UCPel, Carolina Pegorini, uma vantagem que a UCPel proporciona é que, em raros casos os alunos precisam pagar as Universidades internacionais. “Temos convênio ativo com 25 instituições do exterior. Em apenas dois casos é necessário custear mensalidade. Nos outros 23, garantimos a isenção de qualquer taxa acadêmica, tanto nacional quanto internacional” afirma, ao comentar que inicialmente é assegurada a estadia de seis meses no exterior, podendo ser prolongada por mais seis.

O acadêmico do 5° semestre do curso de Design de Moda, Mario Rene Teixeira Júnior (foto acima), tem 24 anos e embarcou para Portugal no dia 14 de setembro. O jovem participava, desde criança, de um grupo de danças portuguesas, e isso despertou o interesse por conhecer o país. “A expectativa é das melhores. Outro grande motivo é o conhecimento estudantil. Sei que em Portugal aprenderei muito”, comemora.

Thaís Alves Costa, acadêmica do Direito, conta que a oportunidade de estudar no exterior, em uma Universidade renomada que recebe alunos do mundo inteiro, foi a principal motivação. Sobre o relacionamento com a UCPel nas relações burocráticas, a aluna está contente. “A UCPel lidou perfeitamente com tudo. Eu tive o apoio da coordenadora do curso, do pessoal do Financeiro, da secretaria e, em especial da Carolina Pegorini, que intermediou todas as questões burocráticas com a Universidade de Lisboa”, afirma.

Representante do curso de Fisioterapia, Geovanna Peter (clique na imagem acima e veja foto de Geovana já no exterior) pretende prolongar por mais seis meses a estadia em Portugal. “Morar aqui é um sonho. Sempre adorei a Europa e estou feliz de estar aqui”, conta a acadêmica, que chegou a Bragança, em Portugal, no dia 15 de setembro.

Inscrições abertas para ser intercambista

A UCPel abre editais ofertando as vagas de intercâmbio duas vezes ao ano, geralmente nos meses maio e outubro. Neste momento há três editais disponíveis: para estudar em Montevidéu, no Uruguai, nos cursos de Administração, Jornalismo e Gestão de Recursos Humanos; em Portugal, em Bragança, estão sendo ofertadas vagas em Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia; e em Lisboa para Psicologia. As inscrições estão abertas até sexta-feira (7).

Os interessados não podem estar no primeiro ou último semestre de curso e as demais especificidades são divulgadas em cada edital, publicado no site . Depois de conferir que há vaga para o curso, o aluno deve comparecer à Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbio, localizada no Campus I da UCPel, onde serão esclarecidas as dúvidas sobre o processo.

Na sequência, deve ser entregue a documentação necessária à Assessoria, dentro do prazo determinado. Se os documentos estiverem de acordo com as exigências da instituição do exterior, é recebida pelo aluno a carta de aceitação, necessária para a retirada do visto e comprovação do motivo da viagem. Com relação às autorizações para ingressos nos países e gastos pessoais dos estudantes, como moradia, transporte e alimentação, a Assessoria salienta que é de responsabilidade do aluno arcar com essas despesas.

A Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbios funciona das 10h às 13h e das 14h às 19h, de segunda a sexta-feira. O telefone é o (53) 2128-8235 é o e-mail prointer@ucpel.edu.br.