/ Notícias / Conhecimento científico potencializa o uso de dispositivos móveis
Conhecimento científico potencializa o uso de dispositivos móveis
Conhecimento científico potencializa o uso de dispositivos móveis
O segundo semestre letivo de 2013 reservou algumas novidades para os graduandos e pesquisadores das áreas de microeletrônica e processamento de sinais digitais da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Recentemente, o professor Eduardo Antonio César da Costa, que integra o corpo docente dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica, recebeu sinal verde por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para colocar em prática a pesquisa intitulada Projeto e Implementação de Operadores Aritméticos Eficientes para Arquiteturas Dedicadas de Processamento Digital de Sinais e Codificação de Vídeo do Padrão H.264/AVC.   

Um título extenso para um trabalho que resulta de um longo percurso acadêmico. Desde a época de elaboração de sua tese de doutorado, defendida junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2002, Costa dedica-se ao estudo dos operadores aritméticos de baixo consumo de potência para circuitos de processamento digital de sinais. Dando continuidade ao seu trabalho de pesquisa, durante a realização do pós-doutorado, também na UFRGS, o docente da UCPel empenhou-se no estudo e aplicação de técnicas para o aumento de desempenho e redução do consumo de potência em arquiteturas dedicadas à compressão de vídeo do padrão H.264/AVC. 

O resultado prático desse estudo é de interesse de todos que utilizam telefones celulares, palmtops, câmeras de vídeo, filmadoras digitais e outros equipamentos portáteis. Além de possibilitar a redução do consumo dos circuitos, que resulta em aumento do tempo de vida útil das baterias presentes nos dispositivos móveis, o uso dos operadores aritméticos eficientes propostos pelo pesquisador proporciona o aumento da velocidade de operação dos softwares executados. “Com o aumento do desempenho, a velocidade de operação também é acelerada. Esse resultado se aplica, por exemplo, na visualização de vídeos digitais em aparelhos celulares”, explica Costa. O projeto contempla ainda o estudo e a implementação de operadores aritméticos com computação imprecisa, explorando alguns critérios de erro e buscando a economia de energia por operação. 

O projeto tem duração de três anos, com início em agosto de 2013 e término em julho de 2016. O financiamento do órgão de incentivo à pesquisa viabilizará a compra de placas de prototipação, que são utilizadas para facilitar a montagem de protótipos de circuitos. O apoio do CNPq demonstra o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo docente da UCPel, que estará presente em conferências nacionais e internacionais na área de microeletrônica.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?