/ Notícias / Como eliminar o mofo da sua casa
Como eliminar o mofo da sua casa
Como eliminar o mofo da sua casa
Com o aumento da umidade é comum o aparecimento de pontos de mofos pela casa. O professor do Centro Politécnico da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Paulo Guterres, apontou algumas formar para evitar ou amenizar o surgimento dessas manchas.

Formas de prevenção:

1 – Projeto arquitetônico
Projeto_arquitetonico.pngUm bom desenvolvimento do projeto arquitetônico é fundamental. Deve-se levar em conta o aproveitamento solar, insolação e ventilação. 





2 - Impermeabilização
Impermeabilizacao.pngTotal e perfeita impermeabilização das fundações, evitando o contato de águas do solo com pisos e alvenarias.






3 – Tintas especiais 
tintas_especiais.pngUsar tintas especiais contra mofo e umidade que permitam a respiração natural e necessária à secagem das alvenarias.






4 – Perfeita estanqueidade
Não permitir que a água circule em todos os elementos construtores.

5 – Coberturas estanques

Caso o problema já exista:

Após identificar a presença de umidades e, antes de qualquer ação corretiva, é preciso identificar as causas das anomalias e corrigi-las. Só então a umidade instalada poderá ser reparada.

Para fazer essa correção, é necessário remover o reboco afetado e tornar a alvenaria estanque, para posteriormente colocar o novo reboco e acabamentos finais. 

Reforçar o sistema de iluminação e ventilação dos ambientes, evitando assim o acúmulo de umidades localizadas bem como condensações em ambientes sujeitos a vapores (banheiros e cozinhas).

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?