/ Notícias / Começa a Semana Acadêmica de Produção Fonográfica
Começa a Semana Acadêmica de Produção Fonográfica

Na manhã desta segunda-feira (22), foi aberta a 3ª Semana Acadêmica de Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). As atividades foram iniciadas às 9h com o Workshop Técnica vocal orientada ao microfone, com Jussanete Vargas.

Às 14h, as atividades foram retomadas com a palestra Perspectivas sobre o Consumo Musical, com o produtor musical e professor da Unisinos, Charles Di Pinto. Ele comentou sobre o desaparecimento das grandes gravadoras com o avanço tecnológico de empresas como iTunes. Além disso, outro tema foi o posicionamento dos futuros profissionais neste novo mercado. O aluno do sexto semestre, Eduardo Nobre, que fará uma apresentação na quarta-feira (24), disse ter achado muito interessante esta primeira palestra, pois proporcionou a ampliação de uma visão de mercado para os estudantes.

Às 16h30min foi feita a apresentação de composição do aluno Dhyan F. Diano, seguida da palestra Identidade Visual em Produção Musical, com Valder Valdeirão e Emerson Ferreira, que encerrou as atividades do dia.

O coordenador do curso, professor Fernando Silveira, disse que neste primeiro dia as expectativas estão sendo correspondidas e que o momento mais aguardado é o de quarta-feira, quando virá à Universidade um dos maiores nomes da indústria fonográfica brasileira de todos os tempos, André Midani, responsável por lançar nomes como Chico Buarque e Caetano Veloso.

O presidente do Diretório Acadêmico da Produção Fonográfica, Fábio Galindo, disse que o evento conta, no momento, com aproximadamente 50 inscritos e que 25 alunos de Produção Fonográfica de São Leopoldo chegam nesta terça-feira à UCPel para participar das palestras. Galindo salientou que ainda estão sendo aceitas inscrições nos valores de R$ 15,00 para um dia de palestras e R$ 20 para Workshop, ou R$ 30,00 e R$ 35,00, respectivamente, para alunos e não-alunos participarem de todas as atividades ainda previstas.

Confira a programação da Semana Acadêmica a partir de terça-feira:

Dia 23/10, terça-feira

Das 9h às 11h45min
– Workshop Técnica Vocal orientada ao microfone, com Jussanete Vargas
14h – Palestra Análise do Mercado em Transformação, com Iuri Freiberger (baterista e produtor da Tom Bloch)
16h30min – Apresentação de Composição: aluno Guilherme Brum
Das 16h45min às 19h – Palestra Produtor Musical: alguém entre o artista, o mercado e a tecnologia, com Marcelo Fruet (Estúdio 12/Fruet e os Cozinheiros)

Dia 24/10, quarta-feira

Das 9h às 11h45min – Workshop Técnica Vocal orientada ao microfone, com Jussanete Vargas
14h – Relato Música, Ídolos e Poder – do vinil ao download, com André Midani
16h15min – Coffee Break
16h30min – Apresentação da trilha original do curta Bad Bitch, com os alunos Eduardo Nobre, Gabriel Cozza e Paulo Renato Junior